DECIR 2019 | Jantar convívio juntou 600 operacionais em Montemor-o-Velho

O último dia do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2019 foi assinalado, no concelho de Montemor-o-Velho, no espaço Patinhos Eventos. No dia 31 de outubro, o VI Encontro DECIR, organizado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, reuniu cerca de 600 operacionais de todo o distrito para um momento de convívio e confraternização.
Bastante satisfeito por receber, em Montemor-o-Velho, “tantos heróis e tantas heroínas do distrito de Coimbra”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, agradeceu ao comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra ter escolhido o concelho para a realização do VI Encontro DECIR e destacou: “Receber-vos é um motivo de grande orgulho para mim, para o município, para a minha equipa e para todos aqueles que em Montemor-o-Velho lutam, tal como vocês, pela nossa causa”.
“Vocês são, efetivamente, os heróis e as heroínas desconhecidas de todos os incêndios deste distrito. Muito obrigado pela vossa coragem. Este distrito e Portugal agradece-vos”, reiterou.
Com palavras de agradecimento e de reconhecimento aos diversos agentes de Proteção Civil do distrito, entidades, instituições e com uma palavra especial para todos os bombeiros e bombeiras, o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares, referiu: “Estamos aqui hoje 600 operacionais, o mesmo número que mobilizámos para o maior incêndio do distrito de Coimbra, em Miranda do Corvo, no dia 13 de setembro. Não há mesmo distrito como nosso. Vocês são impecáveis”.
Ao referir que foi registada uma área ardida de 646 hectares e que enfrentaram 325 incêndios rurais, sendo que “um deles foi responsável por mais de 75% da área total ardida”, Carlos Luís Tavares, sublinhou: “Podemos concluir que extinguimos, em ataque inicial, 324 incêndios que não foram notícia porque vocês, homens e mulheres aqui presentes, muito trabalharam e suaram, muito se empenharam e planearam e muito bem comandaram e arriscaram para obter este excelente resultado que se designa por eficácia”.
Na ocasião, o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, dirigindo-se ao Município e ao Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e alargando também as palavras de agradecimento aos restantes municípios e aos seus presidentes, agradeceu a “colaboração e amizade”, assim como agradeceu ao Comandante e aos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho pela colaboração na organização do jantar e à sua equipa do CDOS de Coimbra.
“Orgulho-me em ser o vosso comandante distrital. Viva o distrito de Coimbra. Juntos somos mais fortes”, concluiu.
Para a história do jantar DECIR 2019 do distrito de Coimbra fica ainda um momento de homenagem a Inês Lopes.
“Quando cheguei, em 2013, ao CDOS, a engenheira Inês Lopes era a oficial do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas trabalhando nesta função até 2019, tendo saído para abraçar outro projeto de vida”, começou por referir o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra.
Ao reconhecer que se trata de “uma pessoa de trato fácil, humilde, competente e sempre do lado da solução”, Carlos Luís Tavares lembrou a sua presença constante “nos momentos de glória, mas também nos momentos de tristeza dando o seu importante contributo ao Comando Distrital”.
Assim, a homenageada recebeu flores e uma lembrança de “reconhecimento pela sua amizade e dedicação” das mãos do comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares, do presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC), Fernando Carvalho, e do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
No momento, Inês Lopes agradeceu o gesto e a palavras e referiu: “Foi sempre com muito prazer que trabalhei com todos, agradeço muito o que aprendi e continuo disponível para ajudar”.
À semelhança das edições anteriores e de forma graciosa, o duo Déjà Vu, constituído por José Luís e Carlos Campos, voltou a ser responsável pela animação do jantar convívio.