Fonlad - 10 anos celebrados em Montemor-o-Velho

No dia 17 de outubro, o festival FONLAD realizou um evento internacional de performance e video-arte em diversos espaços do centro histórico de Montemor-o-Velho. A iniciativa assinalou uma década de vida do festival que começou com o intuito de promover as artes digitais.

“O FONLAD foi evoluindo e, apesar de continuar a apostar nas artes digitais, aposta também na performance e na video-arte porque permitem alguma espetacularidade e o aproximar o público, saindo, desta forma, do online, da internet para a rua”, referiu José Vieira, vice-presidente da Cooperativa Teatro dos Castelos e membro da direção do festival.

A iniciativa, que reuniu muito público ao longo do dia e que contou também com a presença da adjunta do Presidente da Câmara, Diana Andrade, passou por diversos espaços, desafiando e surpreendendo os participantes.

Ao destacar a importância da “relação da arte com o património”, José Vieira salientou que “Montemor-o-Velho é uma riqueza neste aspeto da relação da arte com os espaços”, assim, a celebração do 10º aniversário procurou criar “um circuito, de modo a quem venha de fora possa ficar a conhecer a vila através da arte”.

A Praça da República, a BMAD – Biblioteca Municipal Afonso Duarte, o Teatro Esther de Carvalho, o convento dos Anjos, o anfiteatro municipal, o Castelo, as escadas rolantes ou o Castelo foram alguns dos espaços que receberem a visita do FONLAD, tendo juntado artistas do Brasil, Espanha, México, Argentina, Noruega e Portugal.