Sensibilização ambiental na ordem do dia em Montemor-o-Velho

Esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, foi dia de sensibilização ambiental no concelho de Montemor-o-Velho. A iniciativa, desenvolvida em parceria entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e a SUMA (Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA), começou na unidade funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra com a campanha “Lixo Culpado” que ajudou a formar um conjunto alargado de “ecoconscientes", cidadãos mais proativos na gestão dos resíduos. Abordando temáticas transversais relacionadas com a produção e gestão de resíduos, o seu acondicionamento e reposição, a redução, reutilização e reciclagem, sem esquecer a problemática dos resíduos domésticos perigosos, foram dados exemplos e encontradas soluções em prol de uma cidadania mais ativa, respeitadora e educada para com o ambiente e os resíduos que diariamente produzimos.
A ação continuou à tarde no espaço comercial “Pão de Açúcar” com a campanha “Da loja ao lixo é apenas um passo”. Alertando a população para a necessidade de reduzir a quantidade de resíduos produzidos esteve uma garrafa gigante que deu dicas de consumo sustentável que permitem poupar dinheiro, tempo e esforço.
A acompanhar as duas ações de sensibilização esteve ainda uma comitiva de Omã que está em Portugal a fazer uma visita técnica para conhecer as diversas ações de formação em educação e sensibilização ambiental da SUMA.