Jeropiga "A Casta da Amizade" certificou melhores jeropigas de 2018 e 2019

A eleição das melhores jeropigas do ano de 2018 e 2019 foi o pretexto para um animado momento de convívio no Grupo Cénico e Amador da Portela, na freguesia de Tentúgal. A 3ª edição do Concurso de Jeropiga da Freguesia de Tentúgal, organizado pelo grupo Jeropiga "A Casta da Amizade", reuniu dezenas de convivas produtores e entidades, no dia 1 de março.
Paula Buco, Maria Soledade Espírito Santo, Lúcia Rossa, Judite Santos e Dolores Varela constituem o grupo Jeropiga "A Casta da Amizade" e, no momento, mostraram-se muito satisfeitas pelos enólogos Manuel Jorge e Rui Ferreira (júri do concurso) terem garantido que se nota uma evolução das jeropigas apresentadas.
Ao deixar palavras de agradecimento aos participantes, entidades e a todos os que colaboraram, Lúcia Rossa esclareceu: “Devido à pouca produção, o concurso acabou por não se realizar em 2019 porque não teve um mínimo de 10 participantes. Assim, este ano, tivemos 17 inscrições – 7 de 2018 e 8 de 2019, e decidimos atribuir prémios às três melhores jeropigas de cada ano. Os prémios foram patrocinados pela empresa Selectis”.
Presente na iniciativa, a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, referiu: “É uma honra estar na minha terra em representação do Município. Parabéns à organização e por continuarem a destacar a Amizade que aqui prevalece. Obrigado por nos transmitirem e fomentarem também a promoção dos momentos de convívio em comunidade”.
De igual modo e com palavras de incentivo, o presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, Raul Leitão, disse: “Existem cerca de 300 castas em Portugal, mas há uma que se dá muito bem na nossa região: é a casta da amizade! Que continuem e que para o ano cá estejamos outra vez”.
Antes da prova das jeropigas a concurso, a iniciática contou também com a realização de um almoço convívio e de uma palestra sobre a vinha, a cargo da Selectis e dinamizada pela empresa Melo Armazém & Farmácia Agrícola.

3º Concurso de Jeropiga da Freguesia de Tentúgal

Vencedores 2018
1º Juvenal Martinho Leitão
2º António Gaspar Gomes