Câmara Municipal paga água a IPSS´s e metade das faturas de todos os consumidores

Nos meses de março e abril, todos os consumidores de água do concelho de Montemor-o-Velho vão ter uma redução de 50% do valor dos consumos faturados de água, saneamento, RSU - Resíduos Sólidos Urbanos e TRH - Taxa de Recursos Hídricos, sendo que, para o mesmo período, as entidades ligadas ao setor social, associações, Juntas de Freguesia e os consumidores abrangidos pelo tarifário social do concelho de Montemor-o-Velho vão ficar isentos do pagamento.

A medida, proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, teve a concordância de todo o executivo municipal montemorense, na reunião realizada no dia 23 de março, e vai repercutir-se nas faturas emitidas nos meses de abril e maio.

Assim, após a formalização com a ABMG, Águas do Baixo Mondego e Gândaras, EIM, S.A., a proposta segue para ratificação por forma a conceder o apoio por parte da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

“Esta é uma proposta solidária, de cariz excecional e tem como objetivo minimizar o impacto desta situação epidemiológica que estamos a atravessar. A medida está inserida num conjunto mais alargado de ações que estamos a desenvolver. Os nossos munícipes estão no topo das nossas preocupações, mas também temos que continuar a tomar decisões que nos permitam manter o equilíbrio orçamental”, referiu, no final da reunião do executivo que decorreu com recurso à videoconferência.

Para o edil montemorense, “esta é uma situação sem precedentes na nossa história mais recente e estamos a tentar por todos os meios minimizar os impactos da pandemia da COVID-19. Continuamos com confiança, rigor e firmemente comprometidos em tomar decisões que visam apoiar e proteger da comunidade”.

Ainda decorrente do Estado de Emergência, o executivo montemorense deliberou suspender as reuniões ordinárias até 30 de junho.

Recorde-se que a empresa intermunicipal ABMG é a entidade responsável pela exploração dos sistemas públicos de água e de saneamento de águas residuais de Mira, Montemor-o-Velho e Soure.