LACAM celebrou 27º aniversário

No fim-de-semana de 28 e 29 de novembro, a LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego assinalou o 27º aniversário com um programa comemorativo repleto de atividades, comprovando a vitalidade e evolução da instituição carapinheirense.

Na sessão solene de aniversário, no dia 28, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, deixou palavras de elogio a Vítor Caldeira e a Valdemar Caldeira pelo empréstimo da casa onde funciona a escola de tecelagem e que, por isso, “é um imóvel que está a fazer história na comunidade”, bem como destacou a atividade de Luiz Correia de Oliveira. “É uma pessoa importante na sociedade e não deixa de dar à Carapinheira aquilo que ela merece. A LACAM existe porque ele assim o impulsionou. Hoje em dia, a instituição é uma verdadeira liga de amigos. Desta forma, deixo a minha sentida homenagem e elogio por aquilo que faz pela Carapinheira e por Montemor”.

Com muito público, entidades e amigos da instituição presentes, o autarca montemorense deixou ainda palavras de incentivo à atual direção. “É um orgulho ver que esta nova direção está a evoluir e a desenvolver um projeto que é colocado ao serviço da comunidade. Está aqui no museu da LACAM muito património que tem que ser preservado”.

De igual modo, Victor Monteiro, presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, reiterou: “Sinto-me honrado em ter esta força viva a trabalhar para a freguesia e a Junta está disponível para continuar a trabalhar com a LACAM”.

Na ocasião, a presidente da LACAM, Ana Filomena Neves, fez um balanço das atividades realizadas ao longo do ano e destacou: “O Museu está aberto todos os dias, o que faz com que tenhamos mais visitantes. Temos em desenvolvimento aquilo que será o início do funcionamento do serviço educativo do museu, em que damos apoio às escolas, e continuamos o processo de inventariação das peças do museu”.

Ao lembrar os apoios das instituições e os cursos de formação, a dirigente concluiu: “Gostava que as pessoas se aproximassem mais do Museu da LACAM para que este espaço não seja só um museu e que nos ajudem a ser mais, a ser aquilo que se calhar merecemos”.

O Lançamento do livro "Memórias Fotográficas", da autoria de Luiz Correia de Oliveira, e a inauguração do monumento escultórico, da autoria de António Nogueira, em homenagem ao Prof. Doutor José Santos Bessa, no Parque Nossa Senhora das Dores, foram outros dos momentos que marcaram a comemoração do 27º aniversário da LACAM.

Em representação dos 12 bisnetos do homenageado, a mais nova, Rita Bessa, com 7 anos, e a mais velha, Margarida Bessa, com 20 anos, tiveram a honra de descerrar a placa do novo monumento da Carapinheira.

No domingo, a missa de sufrágio pelos sócios falecidos na Igreja Matriz da Carapinheira e a representação da peça "A Ponte do Pinheiro" pelo grupo de teatro da LACAM, A Grutela, no Clube Desportivo Carapinheirense, fecharam a programação de aniversário.