Câmara de Montemor-o-Velho está atenta aos que mais precisam e lança medidas de apoio social

O Município de Montemor-o-Velho tem em curso um programa de apoio social, excecional e temporário, no âmbito das medidas relativas à situação epidemiológica da COVID-19.

“Estamos a acompanhar a situação com responsabilidade e estamos a criar respostas que vão de encontro às necessidades dos nossos munícipes, em especial dos que mais necessitam de apoio e se encontram em dificuldades.” Para tal, a autarquia liderada por Emílio Torrão iniciou esta semana a entrega de cabazes alimentares semanais a cerca de 60 crianças do escalão A do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, bem como a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho estava, desde a suspensão das atividades letivas e não letivas, a fazer a distribuição das refeições em cinco pontos de recolha, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, IPSS’s e juntas de freguesia, de forma a acautelar o serviço de prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários do escalão A de Ação Social Escolar e minimizar as deslocações. Agora “vamos ainda mais longe, pensamos nos alunos e nas suas famílias, queremos que estejam seguros e que não passem dificuldades acrescidas”, acrescentou o edil montemorense.

Os encarregados de educação que pretendam, em algum momento, beneficiar deste serviço, e que cumpram os requisitos legais, devem solicitá-lo, via email, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou através do número telefónico 239 687 300 (extensão 4).

Paralelamente, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a trabalhar para acompanhar os cidadãos seniores mais dependentes, com doenças crónicas ou oncológicas e pessoas dependentes sem retaguarda familiar ou institucional.

Em funcionamento, 24 horas por dia, 7 dias da semana, está já a linha de apoio social, com o número 930 409 584. Para além de apoio e esclarecimento de dúvidas, esta linha permite, em situações de emergência e necessidade, apoiar na aquisição e entrega de medicação e outros bens, assim como de receituário em articulação com os serviços de saúde concelhios.

Ainda no que diz respeito aos seniores, o Município de Montemor-o-Velho tem vindo a fazer uma identificação rigorosa das situações de risco para criar um programa de apoio aos seniores que estão em situação de isolamento.

Paralelamente, a autarquia montemorense tem enviado informações à população sénior alertando para a necessidade de adoção de medidas de etiqueta respiratória, higiene e necessidade de permanecerem em casa.

O Município está, também, a atribuir equipamentos de teleassistência em situações de isolamento social e com graves problemas de saúde, assim como a desenvolver esforços, juntamente com a Segurança Social, a GNR, a AFMP, os serviços de saúde e as Juntas de Freguesia do concelho, para proteger as vítimas de violência doméstica.

Outra das medidas adoptadas pelo Município de Montemor-o-Velho para fazer face à pandemia de COVID-19 e que visa ajudar a comunidade num momento difícil e exigente psicologicamente, é a disponibilização de uma linha de apoio psicológico que garanta apoio psicossocial especialmente a idosos, doentes crónicos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Através do número 930 409 595, a Câmara de Montemor-o-Velho vai monitorizar situações de isolamento e, simultaneamente, procurar proporcionar algum conforto aos munícipes, ajudando-os a sentirem-se socialmente integradas no decorrer deste período de crise.

Para Emílio Torrão, "o apoio social às famílias foi sempre uma prioridade deste executivo. Num momento como o que estamos a atravessar, é ainda mais premente criar soluções e respostas, de acordo com as recomendações da Autoridade de Saúde Local e em estreita articulação com as Juntas de Freguesia, IPSS’s e outras entidades concelhias, para reforçar o auxílio aos que se encontram numa situação de maior fragilidade. Apelo a todas as pessoas para nos ajudarem nesta tarefa e se conhecerem alguém que precise de ajuda entrem em contacto connosco.”