Tablets e routers promovem igualdade para alunos do concelho

A educação e os jovens continuam a ser uma das prioridades do Município de Montemor-o-Velho. Para fazer face à situação que o mundo enfrenta, a Câmara Municipal vai adquirir mais de meia centena de tablets e uma centena de hotspots 4g para que os alunos que não têm esses equipamentos possam continuar a desenvolver as suas competências. "Um investimento de mais de 13 mil euros para continuarmos a dar as melhores respostas à comunidade escolar concelhia, na busca da redução das assimetrias sociais que esta situação acentuou”, sublinhou Emílio Torrão.

Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, “a medida, desenvolvida em estreita articulação com Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), quer continuar a construir um ambiente educativo e de aprendizagem mais equitativos, fazendo com que os alunos tenham as mesmas oportunidades para desenvolverem as suas competências”.

O levantamento das necessidades efetuado pelo AEMOV permitiu identificar mais de quatro dezenas de crianças do 1º ciclo do ensino básico sem acesso a computador ou tablet. Crianças que vão poder, assim, usufruir dos equipamentos necessários para acompanhar o processo letivo à distância agora implementado.

Tendo ainda em atenção o esforço de gestão que o AEMOV está a fazer, com a cedência de equipamentos a alunos do 2º ciclo ao secundário, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai assegurar as necessidades ao nível de acesso à internet aos alunos de todos os ciclos de ensino, desde o 1º CEB até ao ensino secundário.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai ceder os equipamentos por forma a que os alunos e alunas possam acompanhar os conteúdos lecionados no 3º período escolar em suas casas. Recorde-se que o último período do ano letivo de 2019/2020 vai decorrer, no ensino básico, sem atividades letivas presenciais, sendo reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos programáticos, conforme determinado pelo Decreto-Lei 14-G/2020, de 13 de abril.

Informamos que quem não tem equipamento informático e/ou internet deverá, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de abril, dirigir-se a uma das escolas EB 2/3 do concelho (Carapinheira, Arazede, Pereira ou Montemor-o-Velho) para preencher um formulário do AEMOV para avaliação da situação.

Os equipamentos adquiridos pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho serão cedidos, a título de empréstimo, aos alunos identificados pelo Agrupamento de Escolas, no âmbito das medidas tomadas e que se encontram em vigor para fazer face à atual situação epidemiológica.