Montemor-o-Velho inicia testes de rastreio à Covid-19

No dia 6 de maio, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, com a colaboração da UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho, no âmbito de uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e da ARS Centro, começou a realizar testes de rastreio à Covid-19 junto dos trabalhadores das IPSS´s do concelho com valência social.
O Centro Paroquial de Solidariedade Social de Verride e o Centro Social e Paroquial de Santo Varão foram as primeiras instituições a realizar os testes serológicos por forma a despistar a Covid-19 e a possibilitar, deste modo, a prevenção da transmissão da infeção nas instituições.
A iniciativa, que já acontece há algum tempo junto dos trabalhadores e dirigentes da autarquia que se encontram a desempenhar funções essenciais, vai chegar a todas as IPSS´s, mas também vai abranger a realização de testes a 80 Bombeiros Voluntários e a 50 militares da GNR.
Esta medida de rastreio Covid-19 representa um investimento da Câmara Municipal de cerca de 40 mil euros – 30 mil numa primeira fase e 10 mil numa fase posterior.
“A realização destes testes de rastreio à Covid-19 acontece nos 19 municípios da CIM – Região de Coimbra. A sua concretização envolveu um grande trabalho de preparação, obedecendo a protocolos rígidos e uma apurada planificação”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão.
Ao destacar “uma maior abrangência e uma resposta mais eficaz ao nível do território”, ao invés de ações realizadas isoladamente por parte dos municípios, o edil montemorense sublinhou: “Com esta ação da CIM – Região de Coimbra, Montemor-o-Velho está também na primeira linha de combate e prevenção à Covid-19”.
Recorda-se ainda que se, no decorrer desta ação preventiva, forem assinalados rastreios positivos, estes, no âmbito de um protocolo com a Universidade de Coimbra, serão encaminhados para a realização de testes complementares (RP-PCR, mais comummente conhecidos por zaragatoa) e cujo resultado é obtido em 24 horas.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em articulação com as autoridades de saúde locais e com a legislação em vigor, continua a combater a pandemia, mas está também a tomar medidas que permitam dar resposta à situação de desconfinamento de forma segura para todos.
As medidas tomadas para reabertura dos serviços de atendimento presencial, com a obrigatoriedade do uso de máscara, ou a medição da temperatura dos trabalhadores são alguns desses exemplos.