Festival de Folclore de Santo Varão entrou na maioridade em festa

O Festival Nacional de Folclore de Santo Varão celebra, este ano, a maioridade e festejou com uma viagem ao passado, aos usos e costumes desta aldeia da margem esquerda do Mondego.

A presidir à sessão solene realizada na tarde de sábado, 2 de julho, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho agradeceu ao Centro Beira Mondego (CBM) de Santo Varão, ao Rancho Folclórico do CBM e a "todas as pessoas que se dedicam em prol da nossa cultura popular". A celebrar o aniversário junto "desta grande família de amigos", Emílio Torrão afirmou a importância deste "trabalho de recolha da nossa identidade local que tem de ser preservado para o futuro".

Numa cerimónia sempre emotiva, foram homenageados alguns membros do Rancho Folclórico do CBM: Maria Fernanda, Fernando Cavaco e a antiga coordenadora do Rancho Fátima Verão (a título póstumo). “São pessoas boas, de quem se fala sempre aqui em Santo Varão e no concelho de Montemor. Pessoas e tradições que ficarão para sempre na nossa memória”, concluiu o edil montemorense.

À noite, no adro da Igreja de Santo Varão foi servido um “banquete de memórias” que contou com a participação dos ranchos folclóricos do Centro Beira Mondego (Santo Varão), das Cantadeiras do Vale do Neiva (Viana do Castelo), do Grupo Folclórico do Convívio de Abitureiras (Santarém), do Grupo Folclórico de Crastovães (Águeda) e do Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa, e com a recriação dos casamentos de outrora.