Cultura em Casa | Cantar às Almas | Meãs do Campo

Continuamos a viagem pelas tradições do concelho de Montemor-o-Velho.
Hoje, no Cultura em Casa, vamos até à freguesia de Meãs do Campo e apresentamos-lhe o “Cantar às Almas” recriado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo.

O “Cantar às Almas” explicado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo:
Na preparação para a Páscoa, na altura da Quaresma, existiam na nossa aldeia e em outras vizinhas, certos rituais que preparavam a chegada desse momento. Um dos rituais mais emblemáticos, e que hoje ainda se mantém na nossa freguesia, é o “Cantar às Almas”. Um grupo de homens e mulheres percorria toda a aldeia, durante uma série de noites, para cantar ou rezar a cada porta (consoante o solicitado) pelas almas dos que já partiram, com o objetivo final de angariar fundos (em dinheiro ou géneros) para a igreja. Chegados a cada casa, tocavam a campainha (sineta) que transportavam para alertar os habitantes e chamavam: “Ó gentinha desta casa! Gentinha desta casa!”. O proprietário abria a porta ou a janela e era-lhe perguntado: “Tem a devoção de dar a esmolinha às benditas almas santas?”. Em caso de resposta afirmativa continuavam: “Quer que cante ou que reze?”. Se a resposta fosse cantar, o grupo pronunciava um vasto conjunto de quadras, que começavam recitadas pelos homens e que as mulheres terminavam. Se fosse para rezar, rezavam vários “Pai Nossos” e “Avé Marias”.