Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego 19 anos a (en)cantar e dançar

A noite é de celebração para o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego de Santo Varão. A comemorar o 19º aniversário da formação santovaronense, Emílio Torrão destacou o dinamismo e vitalidade “desta grande instituição na recolha e preservação da nossa identidade cultural e social”. “Mais uma vez, o Rancho Folclórico do CBM de Santo Varão demonstra uma grande organização na realização de um evento de grande qualidade”, acrescentou o edil montemorense.

Várias dezenas de entidades e amigos fizeram questão de marcar presença no  animado convívio que assinalou a dedicação ao folclore e à etnografia do Rancho Folclórico do CBM desde 1997.

Na ocasião, Fernando Cavaco agradeceu e elogiou “o trabalho e o empenho de todos” e manifestou o desejo de “ver mais pessoas no grupo”. O desejo para o 20º aniversário é “fazer a gravação de um cd", sonho que, de acordo com o coordenador do rancho, o grupo já acalenta há vários anos.

Agradecendo a perseverança e o dinamismo do rancho folclórico, António Queijo, vice-presidente do CBM, sublinhou a importância da secção para o Centro Beira Mondego e para Santo Varão. Também o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, reforçou a representatividade do grupo que “leva o nome desta freguesia mais além”.

No próximo dia 19 de novembro, o rancho folclórico encerra as jornadas culturais do Centro Beira Mondego com uma mostra etno-folclórica “Fátima Verão”, que conta com a participação, para além da formação da casa, do Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Pedroso”, de Vila Nova de Gaia, e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores, de Mortágua.