Bolas de Sabão sensibilizaram para a Saúde Mental

No dia 28 de outubro, o projeto Envolver + pela Saúde Mental terminou, de forma simbólica, com uma largada de bolas de sabão, protagonizada pelas crianças do Infantário Ilda Moreno – AFMP (Associação Fernão Mendes Pinto), na Praça da República, em Montemor-o-Velho.
Ao enaltecer “o trabalho que está a ser desenvolvido pelas instituições”, a vereadora Alexandra Ferreira lembrou que se trata de “uma problemática que não tem recebido muitos apoios e cujo encerramento de serviços próximos da nossa área têm vindo a agravar a resposta na área da saúde mental”, todavia destacou “o esforço e a dedicação muito grande que está a ser feito pelas entidades e técnicos numa resposta de proximidade às famílias”.
A vereadora fez ainda questão de destacar que “a Autarquia continua disponível para continuar a apoiar naquilo que for necessário”.
Para Marta Santos, vice-presidente da AFMP, “a doença mental, no nosso país, continua a ser um parente pobre da Saúde” e, por isso, “é um caminho difícil de traçar e de se fazer, mas temos escolhido os melhores parceiros”.
Também o enfermeiro Artur Simões, da UCC – Unidade de Cuidados da Comunidade, fez questão de recordar que “as atividades realizadas ao longo do último mês são a ponta do iceberg de todo um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”.
Muito satisfeita com os resultados obtidos, Conceição Carvalho, da AFMP e coordenadora do projeto, sublinhou: “Vamos continuar a caminhar e a abrir trilhos. As pessoas com este tipo de patologias merecem toda a nossa atenção e o nosso apoio”.
A sessão de encerramento foi também marcada por um momento de convívio intergeracional, reunindo os mais novos com alguns utentes da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.
Recorde-se que o projeto Envolver + pela Saúde Mental realizou-se entre 10 e 28 de outubro, foi promovido pela AFMP e UCC, e teve a parceria do projeto IMontemor 3G (Programa CLDS 3G) e o apoio do Município de Montemor-o-Velho.