Executivo visita obras de reabilitação do edifício da antiga GNR

Em pleno centro histórico de Montemor-o-Velho está a nascer um espaço de coworking (trabalho colaborativo) e o Executivo municipal foi, no dia 6 de dezembro, conhecer as valências da recuperação em curso.

Com os trabalhos de construção e acabamentos em fase de conclusão, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado dos vereadores, dirigentes e técnicos da autarquia, explicou a origem do projeto que “começa a ganhar corpo e alma” e esclareceu: “Para superarmos a impossibilidade de financiamento [com fundos comunitários] para uma incubadora de empresas desenvolvemos, com ajuda dos serviços, este projeto de coworking, para que possamos cumprir o desígnio de apoiar o início de uma empresa ou de um negócio”.

Ao revelar que “tanto o Instituto Politécnico de Coimbra como a Universidade de Coimbra estão disponíveis para ajudar”, Emílio Torrão sublinhou: “Queremos continuar a apostar no progresso e, por isso, este centro de coworking marca uma disruptiva intervenção da Câmara Municipal naquilo que é a abordagem da promoção da economia local e do desenvolvimento”.

A obra representa um investimento municipal superior a meio milhão de euros e tem o apoio de fundos europeus, no âmbito do Programa Operacional do Centro - no eixo prioritário “Afirmar a sustentabilidade dos territórios (CONSERVAR). A intervenção realiza-se ao abrigo do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Montemor-o-Velho, enquadrado na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Montemor-o-Velho.

O espaço que já acolheu a biblioteca municipal, que serviu de apoio ao CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho e que também já foi Posto da GNR, ganha uma nova vida e prepara-se para ser mais um incentivo para os empreendedores desenvolverem as suas ideias de negócio, trabalho colaborativo ou apresentação dos seus produtos.

Apesar de manter a sua traça exterior, o interior do edifício sofreu profundas obras de reabilitação por forma a ser um espaço atrativo e com as condições necessárias para os novos usos.

Com a demolição e a criação de uma nova estrutura interior, o edifício conta agora com salas de trabalho em espaço aberto (open space) e instalações sanitárias nos três pisos do edifício, três salas de reuniões e uma receção. A intervenção permitiu ainda criar um espaço de bar com copa e sala polivalente que pode ser convertida num espaço para receber temporariamente exposições artísticas ou apresentações de produto (showroom).