Município promove igualdade tecnológica nas Escolas Básicas e Jardins-de-infância do concelho

“Cumpre-se mais uma meta deste Executivo para a Educação em prol do bem-estar das crianças. A igualdade é uma bandeira da nossa atuação e ao nível das tecnologias não podia ser diferente: o que é acessível a um terá de ser acessível a todos!”, sublinhou, na quarta-feira, dia 23 de novembro, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, no início da operação que vai durar até sexta-feira e que vai equipar as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e os Jardins-de-infância (JI’s) do concelho com 16 computadores portáteis.
O autarca montemorense, acompanhado da vereadora Paula Rama, da adjunta Diana Andrade, do diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), António Joaquim, e de técnicos da autarquia, fez questão de marcar presença na iniciativa e aproveitou também para conversar com os docentes, esclarecendo algumas questões de ordem técnica.
“É um enorme esforço que estamos a equipar todas as escolas. Porém, a nossa intenção é que possamos vir a conseguir equipar todas as salas. Além da igualdade de tratamento, queremos que estes equipamentos mais modernos possam melhorar o acesso dos mais novos às tecnologias de informação e comunicação, mas que seja igualmente um equipamento que democratize o acesso à plataforma SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem”.
Recorde-se que esta aplicação adquirida pelo Município já se encontra em funcionamento e facilita, por exemplo, a comunicação entre o Município e o AEMOV e os encarregados de educação”, reiterou.
Permitir o envio de SMS configuradas pelo Município com os valores a pagar pelos encarregados de educação, ou, por parte do estabelecimento de ensino, a marcação de refeições, por aluno e por escola e jardim-de-infância são algumas das vantagens.
No primeiro dia foram distribuídos computadores pelas escolas e JI’s das freguesias de Meãs do Campo e Carapinheira. Amanhã, os equipamentos chegam às freguesias de Santo Varão, Pereira e Seixo de Gatões e, na sexta, às freguesias de Liceia, Arazede e Tentúgal.
A ação representa um investimento na Educação na ordem dos dez mil euros.