Dia da Ascensão motiva momento intergeracional na Carapinheira

Nesta quinta-feira, dia 26 maio, na Carapinheira, junto à Igreja Matriz, celebrou-se o dia da Ascensão ou o dia da Espiga com a tradicional largada de passarinhos e a distribuição do “Pão da Ascensão”.
A iniciativa, promovida pela LACAM - Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, voltou a reunir a população, entidades, os alunos e alunas do 1º Ciclo do Ensino Básico, as crianças do jardim de infância, e os utentes do Centro Social e Paroquial da Carapinheira e da Quinta Verde.
O momento foi também aproveitado para assinalar as vivências agrícolas do território com a festa das sementeiras, criando um momento de aprendizagem e convívio intergeracional, com as explicações de Francisco Neves, da LACAM.
“Estes momentos são muito salutares e contribuem para as gerações mais novas ficarem a conhecer os costumes dos seus pais e avós e da localidade onde vivem”, referiu José Veríssimo, vereador da Câmara Municipal, na companhia do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, do vice-presidente da LACAM, António Claro e do pároco Carlos Godinho.
“O trabalho associativo tem também esta vertente de preservar no tempo estas tradições e, por isso, desejo que a LACAM possa continuar o seu trabalho em prol de toda a comunidade”, reforçou José Veríssimo.
A largada dos passarinhos contou com a colaboração da Sociedade Columbófila da Carapinheira e, no final, o ”Pão da Ascensão”, oferecido pelas pastelarias da Carapinheira, foi distribuído pelos presentes.
A tradição determina que se guarde o pão envolto num pano e numa das gavetas dos armários da cozinha de um ano para o outro e que, na 5ª Feira da Ascensão do próximo ano, seja repartido e comido por todos os elementos da família.