Projeto ADN promove sessão de divulgação das Cidades Amigas das Crianças

Numa semana dedicada às crianças, Montemor-o-Velho recebeu, esta quinta-feira, dia 2 de junho, uma ação de divulgação do programa "Cidades Amigas das Crianças", da UNICEF.

"Fico muito feliz cada vez que conseguimos encher uma sala para falar e para discutir matérias relacionadas com crianças. Significa que estamos todos a pensar e a projetar o futuro, estamos todos a trabalhar para as crianças, e não há nada de mais nobre. Obrigada por dizerem sempre sim quando se trata de defender os direitos das crianças." Foi desta forma que a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e também presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, recebeu as mais de duas dezenas de participantes na iniciativa promovida no âmbito do projeto ADN - Ativar Direitos dos mais Nov@s, implementado pela Associação Fernão Mendes Pinto (AFMP).
Elogiando todo o trabalho desenvolvido pelo projeto ADN e a transformação que gerou ao longo das diversas atividades desenvolvidas, Diana Andrade reiterou o "orgulho imenso que é ter no nosso território, no concelho de Montemor-o-Velho, uma entidade como a AFMP, que todos os dias, desde há largos anos, trabalha na proteção das crianças".  E acrescentou que, perante o desafio do projeto ADN de acolher este momento de divulgação do programa Cidades Amigas das Crianças, a CPCJ de Montemor-o-Velho dirigiu o convite aos parceiros do projeto e a diversas entidades "pois este projeto terá de ser encarado em rede por toda a comunidade". "Todos os dias pugnamos e trabalhamos para que os direitos das crianças sejam acautelados e salvaguardados, mas sabemos que é um trabalho contínuo para que sejamos cada vez mais vilas, cidades e territórios verdadeiramente amigos das crianças", concluiu.

Na ocasião, Marta Santos, da AFMP, explicou que o projeto ADN, que se encontra na sua fase final, pretende deixar "algo no terreno com efeito multiplicador".
Todo o trabalho desenvolvido em prol da defesa dos direitos das crianças, junto das crianças, famílias, entidades, técnicos e profissionais pelo projeto ADN, pelas CPCJ's e pelos Municípios constitui "uma boa base de trabalho para que os Municípios possam candidatar-se a este selo de qualidade da UNICEF e, assim, termos vilas e cidades cada vez mais amigas das crianças", acrescentou.

Perante as diversas entidades presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho, Teresa Mota Capitão, da UNICEF, sublinhou que "é um sinal muito positivo estarem aqui hoje para falarmos dos direitos da criança" e explicou o programa lançado pela UNICEF em 1996, as fases do processo e os seus objetivos.
Recorde-se que a iniciativa Cidades Amigas das Crianças é um movimento global que, incorporando a Convenção sobre os Direitos da Criança ao nível local, pretende melhorar a qualidade de vida das crianças, reconhecendo e realizando os seus direitos nas decisões, políticas e programas dos municípios e incentivando à adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência.