Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) celebrou 214º aniversário

Aos 214 anos, a Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) continua com motivos para sorrir. Este domingo, dia 19 de junho celebrou-se a música, a cultura, o associativismo, o talento e a alegria do reencontro com o público no auditório da AFUV, em Verride.

Com palavras de homenagem “a todos aqueles que ao longo destes 214 anos fizeram a AFUV crescer em dimensão e em qualidade”, Juliana Guardado, presidente da direção da associação verridense, sublinhou: “A AFUV é, e sempre foi, uma associação de pessoas e para as pessoas”.

No decorrer da sessão solene que contou também com a intervenção de Leonardo Alves, presidente da Assembleia-geral da FIRA, a dirigente aludiu ainda às dificuldades que a pandemia veio colocar em evidência na vida associativa, tendo aproveitado o momento para fazer um apelo “ao Estado para que preste especial atenção à cultura, apoiando estas instituições na proporção do seu importantíssimo papel no desenvolvimento das comunidades locais”.

De igual modo, o presidente da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, Nuno Valente, recordou os ensinamentos e os valores que adquiriu durante a sua passagem pela AFUV e, ao reiterar o apoio institucional, sublinhou: “Esta casa tem que ser sempre um pilar dentro na nossa comunidade”.

Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, frisou: “É um orgulho para o concelho de Montemor-o-Velho ter uma das filarmónicas mais antigas do país ainda em atividade e que continua a representar a nossa cultura”.

Com palavras de agradecimento à AFUV, José Veríssimo, mostrou confiança no futuro e sublinhou: “São não pararam desde o início da pandemia, nada vos vai parar. Dou os parabéns também a esta jovem direção que é o futuro e a continuidade da AFUV”.

Durante a tarde foi também reconhecida a dedicação de músicos da AFUV – João Guardado e Mauro Pombo – 5 anos, Leonardo Alves e Maria Martins – 10 anos, Marlene Moreira e Débora Mena – 15 anos, e Rui Nobre – 25 anos.

O 214º aniversário ficou também marcado por uma sentida homenagem a Raúl Cardoso, distinto músico natural de Verride, autor, por exemplo, da Marcha da GNR, intitulada "Pela lei e pela Grei", ou do Hino dos 200 anos da AFUV.

Ao agradecer a homenagem, referiu “Tenho imenso orgulho em ter nascido nesta terra”.

A tarde festiva ficou concluída com os concertos da Filarmónica Lyra Barcoucence 10 de Agosto e da AFUV.

No domingo, dia 26 de junho, as comemorações do 214º aniversário terminam com uma arruada pelas ruas de Verride, às 10h, e, às 15h30, o auditório da AFUV recebe o espetáculo Olha que Duas! – Revista à Portuguesa, protagonizado por Natalina José e Florbela Queiroz.

Fotografias dos concertos gentilmente cedidas pela AFUV