Espólio Museológico Municipal enriquecido com doação de bombo da orquestra "Tivoli Jazz Montemorense"

O bombo da orquestra "Tivoli Jazz Montemorense", datado da década de 40 do século passado, e um “Cristo” em madeira policromada, de autor desconhecido e esculpido, provavelmente, no século de XIX, são as mais recentes peças que vão passar a fazer parte do espólio museológico municipal. A aceitação da doação foi aprovada por unanimidade, no dia 6 de junho, na reunião do Executivo Montemorense.

A icónica imagem do Castelo de Montemor-o-Velho e o nome da orquestra "Tivoli Jazz Montemorense" são os elementos distintivos do bombo que acompanhou a formação montemorense nas suas atuações, passando, a partir de agora, a integrar a coleção de objetos destinados a preservar a memória coletiva do território, sendo, por isso, uma peça única e representativa do património cultural concelhio e da memória da comunidade montemorense.

A Orquestra Tivoli Jazz Montemorense foi criada na década de 1940, acabando por marcar várias gerações em Montemor-o-Velho. Realizou espetáculos por todo país, estando a sua existência ligada a montemorenses, salientando-se Antônio Milheiro de Oliveira (Toninha), José Moreno, o vocalista, Deolindo Pessoa, Antônio Couceiro, Joaquim Barranca, Augusto Leal, Estevão Milheiro, entre outros.

A par deste objeto, o espólio museológico municipal é ainda reforçado com a doação de um “Cristo” em madeira policromada, podendo ser atribuído ao século XIX e de autoria desconhecida.

A peça de arte religiosa ligada à comunidade local será também objeto de estudo e investigação histórica.