Praça de Natal já é um sucesso absoluto

Desde a abertura da Praça de Natal, no dia 8 de dezembro, que a pista de gelo ecológico proporcionou muita animação e risotas a mais de 2000 exímios patinadores de todas as idades. Com um programa de animação reforçado nos dias 8, 10, 11, 17 e 18 de dezembro, a Praça de Natal já recebeu milhares de visitantes.
“Os nossos objetivos para atrair mais visitantes ao nosso concelho e para criar mais um evento que servisse também de estímulo ao comércio concelhio estão alcançados, apesar da iniciativa terminar só no início do ano, no Dia de Reis”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão.
“A Praça de Natal já é um sucesso absoluto!”, reforçou, com orgulho.
A par da casa do Pai Natal, que teve o simpático senhor a receber pequenos e graúdos de braços abertos e a oferecer balões, o espaço albergou ainda os seus ajudantes, leia-se, artistas e artesãos do concelho que mostraram toda a sua criatividade.
A Praça de Natal teve também os muito concorridos passeios de trenó, um programa de animação engrandecido pelas associações do concelho e desafiou ainda os participantes a saborear a doçaria conventual, os doces caseiros típicos da quadra natalícia e o sempre delicioso arroz doce, feito com o Arroz Carolino do Baixo Mondego.
Em cada barraquinha, o Centro Social e Paroquial de Meãs do Campo, a AFMP - Associação de Fernão Mendes Pinto, a Casa do Povo de Arazede, a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra e a Cafetaria de D. Sesnando convidaram os patinadores a reporem as energias com as deliciosas iguarias e desafiaram a atenção dos visitantes e dos mais gulosos para as Pinhas de Montemor, para os Pastéis de Tentúgal, para as filhós ou para o arroz doce acabado de fazer. Com vontade de regressar numa próxima edição, os participantes consideraram que “foi bastante positivo” e, apesar de ser um evento com espaço para crescer, foram unânimes e referiram que “estas iniciativas são importantes para trazer mais movimento ao concelho” e também uma forma de ajudar as associações.
No dia 17, à iniciativa inédita da Praça de Natal juntou-se-lhe a Noite Dourada. A Câmara Municipal convidou os comerciantes do centro histórico da vila de Montemor-o-Velho a tornarem as suas montras mais douradas. Com animação de rua, os estabelecimentos aderentes funcionaram com horário alargado até às 22h, não tendo faltado também um espetáculo no gelo e um recital de natal.
Até dia 6 de janeiro, a pista de gelo ecológico funciona das 14h às 19h, estando encerrada nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro. Nos dias 24 e 31 de dezembro encerra às 17h.
Recorda-se que entrada na pista de gelo ecológico é grátis para grupos escolares concelhios. Cada 10 euros em compras no comércio concelhio, mediante apresentação de talão, dão acesso a uma entrada gratuita.
O programa de animação regressa a 3 de janeiro, às 20h, com grupo de Cantares das Janeiras de Liceia e no dia 6, às 15h, com o Grupos Instrumental ORFF da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra.
Até dia 6 está também a decorrer a Campanha Solidária, em que os visitantes são convidados a trazer um presente que vai ser, posteriormente, oferecido às famílias carenciadas do concelho.