CLDS 4G-IMontemor 4G promove TedTalks para alunos/as finalistas

O auditório da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM), em Montemor-o-Velho, foi, por uma tarde, um local dedicado ao empreendedorismo e, provavelmente, um espaço que incentivou o nascimento e a vontade de concretizar sonhos. O CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração) - IMontemor 4G, no dia 27 de junho, realizou TedTalks, no âmbito da Atividade 6 - Lado a Lado, dirigida aos alunos e alunas finalistas da escola.

A atividade desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho (SCMMV), uma das entidades executoras do IMontemor 4G, procurou promover um momento de partilha de experiências das empreendedoras convidadas – Maria do Carmo Neto, Joana Rodrigues e Raquel Azevedo – por forma “a mostrar aos/às alunos/as que, no final do seu percurso escolar, também podem tentar ser empreendedores/as e abrir, por exemplo, um negócio próprio”, referiu Lília Matias, coordenadora do projeto montemorense.

Na sessão de abertura, que contou também com as intervenções de Joaquim Carraco, diretor-geral da Associação Diogo de Azambuja – ADA (entidade proprietária da EPDRBM), e de Manuel Carraco, provedor da SCMMV; a adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Célia Craveiro, incentivou os/as participantes “a aproveitarem todas as oportunidades para adquirir conhecimentos” que as instituições proporcionam.

“Que os testemunhos das palestrantes sejam um exemplo e o incentivo que necessitam para construírem um futuro melhor. O vosso sucesso será também o sucesso do nosso concelho, da nossa região e do nosso país”, reforçou.

No momento, o vereador Décio Matias, na qualidade de presidente da direção da ADA, ao destacar a importância das parcerias, por forma, “a que o Ensino Profissional seja uma mais-valia”, desejou “uma tarde de aprendizagem profícua” e agradeceu a disponibilidade das oradoras, através do iMontemor 4G, para “partilharem a sua experiência e as dificuldades sentidas no dia-a-dia, bem como para incentivarem os/as alunos/as a serem também empreendedores/as”.

Recorda-se que o iMontemor4G (Programa CLDS de 4ª geração) é um projeto desenvolvido em parceria alargada, que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como entidade coordenadora a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e como entidades executoras a Associação Fernão Mendes Pinto, Casa do Povo de Arazede e Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.