Município combate preconceito e reforça colaboração com os “Verdinhos”

“Temos um ampla colaboração com a APPACDM de Coimbra e, no seguimento de uma política de inclusão preconizada pelo Executivo que lidero, é com muito orgulho que podemos reforçar os laços com esta instituição que sempre nos deu garantias de um trabalho feito com qualidade”, referiu, no dia 6 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, no decorrer da apresentação pública do reforço da parceria entre o Município e a APPACDM de Coimbra, sendo traduzida numa prestação de serviços no âmbito da preservação e limpeza de meio urbano.
“É uma prestação de serviços justa e remunerada. Os verdinhos, nome pelo qual são carinhosamente tratados por causa dos coletes refletores que usam, são tratados como profissionais da limpeza, tal como todos as outras empresas que contratamos para prestar serviço no Município”, esclareceu.
Ao agradecer “a oportunidade dada pela Câmara Municipal”, Helena Albuquerque, presidente da APPACDM de Coimbra, referiu: “Os nossos jovens fazem o que gostam e as pessoas observam o trabalho que fazem e contactam com eles. Esta interação contribui também para ajudar a diminuir o preconceito”.
De igual modo, Alice Ribeiro, coordenadora da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra destacou: “O grupo ASU – Atividades Socialmente Úteis, coordenado por Paula Grou e composto por clientes do CAO – Centro de Atividades Ocupacionais da Unidade Funcional vai realizar trabalho em Montemor-o-Velho, Carapinheira, Tentúgal, Pereira e, pela primeira vez, foi possível realizar a limpeza também em Arazede".
“[Os Verdinhos] têm feito um trabalho excelente que já é notado por todos”, concluiu.
No final, e à semelhança dos anos anteriores, os Grupo Instrumental ORFF da APPACDM de Coimbra - UF Montemor-o-Velho cantou os Reis e encantou o público presente.
A iniciativa ficou concluída com um animado lanche de convívio na Galeria Municipal.