Pereira celebrou 31 anos de reelevação a Vila

“Hoje é dia de celebrar Pereira, de olhar para o nosso passado, para a nossa história e enaltecermos, com orgulho, a nossa memória e identidade”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, no início da sessão solene comemorativa do 31º aniversário da reelevação de Pereia a Vila, que decorreu no Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira.

Ao avançar que “os próximos anos são de obra na freguesia de Pereira e no concelho”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, aproveitou o momento para expressar o “muito orgulho” que tem nos Pereirenses e, ao lembrar algumas das obras estruturantes que foram feitas, destacando-se, por exemplo, a Ponte do Paço, reforçou: “Conseguimos implementar uma cultura de responsabilidade e de parceria com as juntas e, por isso, o trabalho exemplar que tem ocorrido em Pereira é para continuar”.

Com palavras de reconhecimento ao Executivo da Junta de Freguesia de Pereira, composto também por Clara Nunes (secretária) e Sofia Peixeira (tesoureira), o edil montemorense mostrou-se confiante no trabalho que vai continuar a ser desenvolvido, sendo que sua composição de maioria feminina é, igualmente, a garantia de uma “efetiva dedicação às causas da freguesia de Pereira”.

No momento, Emílio Torrão deixou ainda palavras de elogio aos homenageados – ADCR de Pereira, Telmo Pinão, Bernardo Pancas, Manjar do Tojal, João André Pedreiro, Afonso Nunes e Matilde Cruz – que viram o seu esforço e dedicação reconhecidos com o Diploma de Mérito atribuído pela Junta de Freguesia de Pereira.

Ao fazer referência aos atributos e vantagens de se viver em Pereira, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, no decorrer da sua intervenção, deu também destaque à Educação no feminino. Ao referir que o Real Colégio da Ursulinas “pode ter sido, provavelmente, a primeira instituição de formação superior para mulheres do país”, Fenando Ramos deixou ainda o desafio para que esta temática possa ser investigada pelas gentes de Pereira.

Na ocasião, o presidente da Assembleia de Freguesia, José Carlos Malheiro Leite, lembrou os desafios e as exigências crescentes na atividade autárquica, elogiou a forma como os Pereirenses recebem os novos moradores e deixou palavras de agradecimento à Câmara Municipal pelo seu “empenho e dedicação”.

“Em Pereira investiu-se e melhorou-se”, “ser Vila foi um estatuto que soube assumir”, reforçou o presidente da Assembleia de Freguesia.

No decorrer da sessão que contou também com a presença do vereador Décio Matias, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, agradeceu ainda “a todos aqueles que contribuíram para a efeméride” que comemora, bem como “a todos os Pereirenses que, ao longo dos anos, contribuíram com o seu trabalho, esforço e dedicação para o desenvolvimento e prestígio” da freguesia de Pereira.

Ao recordar “o apoio incondicional da Câmara Municipal” que permitiu “realizar um conjunto de obras estruturantes para a freguesia - Ponte do Paço, a Estrada do Traveiro, o investimento na Extensão de Saúde e um Jardim de Infância da referência”, António Ferreira apresentou novos desafios para a freguesia de Pereira e sublinhou: “É importante olhar para o passado, mas temos consciência que o mais importante é pensar e projetar o futuro”.

O momento musical de Fados, protagonizado por Rui Monteiro e Sílvio Girão (guitarra portuguesa); Arménio Canais (viola de Fado e voz); e José Correia (voz) e o Porto de Honra, com o corte do bolo e os “parabéns a você”, encerraram as comemorações do 31º aniversário da (re)Elevação de Pereira a Vila.