Feira do Ano é “um modelo que vai ficar para o futuro”

“Depois da pandemia, voltamos juntos a uma Feira do Ano que sempre foi a nossa marca distintiva” e que “volta a afirmar-se no seu próprio conceito e individualidade”. As palavras são do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, e foram proferidas, esta quarta-feira, na conferência de imprensa de apresentação da Feira do Ano – Festas Concelhias.

De 3 a 11 de setembro, o Largo da Feira, em Montemor-o-Velho, é o palco de nove dias de animação e de celebração da identidade concelhia. Com entradas livres e o “melhor cartaz de sempre”, Emílio Torrão antecipa que a Feira do Ano de 2022 vai bater “todos os records de afluência”.

Com palavras de reconhecimento ao seu Executivo, à comissão organizadora da feira e aos dirigentes e trabalhadores do Município, o edil montemorense lembrou o trabalho feito ao longo dos anos que transformou as festas concelhias e sublinhou: “A Feira do Ano é um modelo que vai ficar para o futuro”, que “tem vindo a evoluir e a afirmar um modelo de desenvolvimento de sucesso".

No regresso muito esperado da Feira do Ano ao formato presencial, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho apresentou as principais linhas de força e algumas novidades que os munícipes e visitantes vão encontrar no recinto da festa, como a reorganização do recinto das festas, que recebe um novo espaço institucional, com cerca de 200 metros quadrados, que irá funcionar como “welcome center” e posto de divulgação turística do concelho. “Este ano, o espaço institucional conta, igualmente, com a presença das Juntas e Uniões de Freguesias, de modo a reforçar que somos uma só entidade a trabalhar em prol dos/as munícipes”, acrescentou o edil.

No recinto da Feira do Ano – Festas Concelhias o programa, pensado para todas as idades, conta com a atuação de artistas nacionais, mas também dá voz aos artistas de expressão de dimensão regional e local, bem como à riqueza do tecido associativo concelhio, com as Freguesias em Festa.

Matias Damásio (dia 3), Miguel Gameiro (dia 4), Toy (dia 5), Sónia Costa com tributo a Tina Turner (dia 6), Gisela João (dia 7), Plutonio (dia 8), The Black Mamba (dia 9), Bárbara Bandeira (dia 10), Avô Cantigas e Sons do Minho (dia 11) vão fazer o público cantar e dançar. Pelos palcos da Feira do Ano vão também passar os Baluarte (dia 4), os Sax&Companhia (dia 6), Adelaide Sofia (dia 7), Sílvio Girão Fado (dia 9) e Mickael Salgado (dia 10). A Feira do Ano não esquece o público mais jovem, com uma animada e sempre concorrida pista de dança, onde vão atuar os dj’s Badmonkeyz e Diogo Estobia (dia 3), Óscar dj (dia 4), Dj Mendes (dia 5), Dj Hugo Rafael e Dj Kamp (dia 6), Lon3r Johny, Dj David Silva e Dj Old Guy (dia 7), Dj Faria (dia 8), Dj Fifty (dia 9), Dj Tomé e Tio Jel (dia 10).

A Morlândia cresce em tamanho, atividades e diversão em 2022. De entrada gratuita e cerca de 2.000 metros quadrados, este vai ser o espaço para a brincadeira para os mais novos e também para os mais graúdos.

O cuidado com o Ambiente também continua muito presente e, por isso, a Feira do Ano ostenta o título de Ecoevento ERSUC, mas vai mais além como evento sustentável. Pela primeira vez, vão ser utilizados copos reutilizáveis e vão ser reforçados os pontos de separação seletiva de resíduos.

A Feira do Ano é, também, a afirmação da economia local que, nestes 9 dias, tem duas novas montras de excelência, graças à realização do evento num formato híbrido, ou seja, no Largo da Feira e em www.feiradoano.pt.

As festas são também mais um momento para degustar a gastronomia concelhia à mesa das tasquinhas, na mostra de doçaria ou nos bares/petisqueiras.

De forte cariz rural, a mostra agrícola e o espaço rural vão ser locais de visita obrigatória, onde a promoção e divulgação dos produtos endógenos concelhios estarão em destaque.

O desporto volta a marcar a Feira do Ano com a realização das Freguesias em Movimento (no dia 10), do 22º Troféu Alves Barbosa (dias 3 e 4), a Tourada de Montemor-o-Velho (dia 4) e a Feira do Cavalo (de 3 a 11 de setembro).

Em 2022, também a tradicional feira do ano, a feira da roupa velha e a feira da cebola crescem em duração, realizando-se de 5 a 8 de setembro.

No final da conferência de imprensa, Emílio Torrão deixou um convite para, de 3 a 11 de setembro, “celebrarmos juntos o concelho, numa festa pensada para ser vivida em família e com amigos, num espaço bastante agradável e repleto de bons e saborosos pretextos para descobrir Montemor-o-Velho”.