Troféu Alves Barbosa na estrada para “influenciar a mentalidade e a formação dos jovens cadetes”

A 22ª edição do Troféu Alves Barbosa vai rolar nas estradas do concelho e da região, nos dias 3 e 4 de setembro. A prova, que é uma das mais importantes ao nível nacional na categoria de cadetes, foi apresentada, no dia 25 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Montemor-o-Velho.

Numa intervenção centrada nas qualidades e nos valores que o patrono da prova seguiu ao longo da vida pessoal e desportiva, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, reiterou o orgulho em realizar “uma prova de altíssimo nível” dedicada às camadas mais jovens do ciclismo e, através do exemplo de Alves Barbosa, desejou que  a competição possa ser um momento capaz de “influenciar a mentalidade e a formação dos jovens cadetes”.

Referindo que Alves Barbosa “deu um contributo muito importante para que as mulheres vingassem no ciclismo”, Emílio Torrão reiterou que “este sentido de igualdade só ao está ao alcance de um grande homem que sabia estar na vida, no mundo e no desporto”.

Acolhendo o repto de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, para que, na próxima edição, o prémio possa voltar a ter “mais um dia de prova”, o edil montemorense lançou o desafio para que a Federação assegure “uma maior internacionalização do Troféu Alves Barbosa”.

No decorrer da sessão de apresentação da prova desportiva, que contou também com a presença de Joaquim Cerca, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, Delmino Pereira destacou o contributo que Alves Barbosa deu ao ciclismo nacional de forma global.

Com palavras de agradecimento “a todas as pessoas e instituições que apoiam e realizam o Troféu Alves Barbosa” e que “continuam a manter o sonho de pé”, Rosa Maria Barbosa recordou: “A vossa persistência e coragem comovem-me. Este era um sonho que o meu marido tinha. Era necessário dar mais competição aos jovens e, na altura, não havia”.

Por sua vez, o vereador Décio Matias, destacou: “Temos aqui presente no Salão Nobre, uma relíquia que pertenceu a Alves Barbosa: a bicicleta com que competiu na Volta a França, em 1956, tendo sido o primeiro português a participar no Tour e a alcançar, nesta prestação, um 10º lugar”.

Nos dias 3 e 4 de setembro, a emoção do ciclismo regressa às estradas do concelho de Montemor-o-Velho e da região com duas etapas, estando prevista a participação de 20 equipas, duas das quais oriundas de Espanha.

A prova, integrada na programação da Feira do Ano – Festas Concelhias 2022, tem início em Montemor-o-Velho com chegada, no primeiro dia, a Águeda. No último dia, a prova arranca de Cantanhede para a sempre emocionante subida da meta no Castelo de Montemor-o-Velho.

No dia 4 de setembro, em Montemor-o-Velho, realiza-se também a Taça Nacional de Paraciclismo, reunindo cerca de 30 paratletas que vão competir num circuito com cerca de 3km.

O XXII Troféu Alves Barbosa e a Taça Nacional de Paraciclismo são duas iniciativas desenvolvidas pelo Município de Montemor-o-Velho e contam com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo da Beira Litoral.

Para promover o ciclismo junto das camadas mais jovens, Montemor-o-Velho acolhe ainda, no dia 4, a iniciativa "Ciclismo vai à escola”. De forma gratuita, entre as 10h e as 19h, no Largo da Feira, vai ser disponibilizado um percurso de iniciação para as crianças aprenderem a andar de bicicleta ou para melhorarem as suas competências.