Festa das Colheitas anima Meãs do Campo

Centenas de figurantes e dezenas de veículos agrícolas cumpriram, esta manhã, o trajeto entre a Igreja Matriz de Meãs do Campo e o Parque Verde de Santo Isidro. O tradicional desfile etnográfico foi um dos pontos altos da Festa da Colheitas, realizada em honra de Santo Isidro, padroeiro dos Agricultores, que se realizou entre 26 e 28 de agosto.

No regresso das festividades aos campos do Baixo do Mondego, nas Meãs do Campo, "o cenário perfeito para honrar e celebrar Santo Isidro", o chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Nuno Gonçalves, saudou a realização de “uma festa que tem a ver com a humildade, com o espírito de trabalho e com respeito por aquilo que a terra nos dá".

À margem das festividades, Nuno Gonçalves deixou ainda palavras de elogio à organização da Junta de Freguesia de Meãs do Campo e referiu: "Paralelamente à importância dos festejos para a comunidade, esta comemoração contribui também para a promoção do concelho de Montemor-o-Velho e das suas riquezas naturais, gastronómicas e culturais".

No decorrer dos festejos, Paulo Valente, presidente da Junta de Freguesia de Meãs do Campo, mostrou-se muito satisfeito por ter sido possível voltar a realizar a Festa das Colheitas e aproveitou a ocasião para agradecer a todos quantos colaboraram e contribuíram para o sucesso da festa.

Depois do desfile, realizou-se a Missa Campal, onde foram benzidas as gentes e as terras, tendo ainda sido apresentadas as tradicionais oferendas, como simbolismo da riqueza e do amor pela terra, do que é necessário para a subsistência da humanidade, bem como da gratidão e da humildade no momento de colher os alimentos.

Assim e após a Eucaristia junto aos Campos do Mondego, a festa continuou com o sempre animado almoço de confraternização.
Durante a tarde, a Festa das Colheitas teminou com a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo.