Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão celebrou bodas de prata

O Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego (RFCBM) – Santo Varão assinalou, no dia 30 de outubro, as bodas de prata rodeado de muitos amigos, entidades e folcloristas. Os 25 anos da formação da freguesia de Santo Varão foram celebrados com um almoço de convívio e com uma tarde de folclore que contou com as atuações do grupo aniversariante, do Rancho Típico de Esposade (Matosinhos) e do Rancho Folclórico da Carapinheira, grupo que apadrinhou o RFCBM – Santo Varão na sua primeira atuação em 1997.

Presente no momento festivo, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, saudou “o profícuo trabalho que o RFCBM – Santo Varão tem desenvolvido em prol do folclore e da etnografia, contribuindo para a preservação da nossa memória coletiva e também para a promoção da freguesia e do concelho”.

Ao lembrar “as muitas dificuldades sentidas durante a pandemia, que obrigaram o grupo a reinventar-se”, o coordenador do RFCBM, Pedro dos Santos, mostrou-se “muito satisfeito” com o trabalho desenvolvido e referiu: “Temos vindo a melhorar a cada ano que passa, conseguindo aprimorar diversos aspetos na área do folclore e da etnografia, e, por isso, acreditamos que vamos continuar a evoluir”.

Em dia de festa, a formação santovaronense recordou as mentoras do grupo – Maria João Vaz e, a título póstumo, Fátima Verão - e os folcloristas que já passaram pelas duas formações do RFCBM – Santo Varão e do grupo padrinho.