Castelo das Bruxas, uma visita guiada fantástica aos sustos e cultura

Curiosidade, surpresa e sorrisos nervosos foram algumas das muitas reações que acompanharam os cerca de 150 participantes que, na noite de 31 de outubro, lotaram a visita guiada noturna “Castelo das Bruxas”, em Montemor-o-Velho.
Diana Andrade, vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, e Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, destacaram o caráter diferenciador da iniciativa que promove o património material e imaterial concelhio e tem vindo a conquistar cada vez mais público. "Para além da diversão e dos muitos sustos, os/as participantes ficaram a conhecer um pouco mais sobre alguns aspetos mais sombrios e fantásticos de histórias ligadas ao concelho de Montemor-o-Velho e ao imaginário coletivo”, referiu Nuno Gonçalves.

Entre o sagrado e o profano, entre o sonho e o receio, a visita guiada noturna revisitou, entre outros, Inês de Castro e D. Pedro, Margarida de Pina e Melo, a lenda da morta-viva ou a tradição do “Amentar das Almas”.
No final, o “Serão ao Borralho”, no conforto de uma bebida quente e de um aconchego gastronómico, lembrou as coisas de pasmar e que, pelo tempo fora, continuam a arrepiar.
No final, os medos e os sustos voltaram a ficar trancados a sete chaves no Castelo, à espera de serem acordados no próximo ano.

A iniciativa, realizada no âmbito do “Castelo Sente”, programação de animação cultural regular promovida pelo Município de Montemor-o-Velho, contou com a participação de elementos da comunidade local, das associações do concelho (Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho, Grupo Cénico e Amador da Portela, Grupo Folclórico da Ereira, Grupo Folclórico da Vila de Pereira (ADCRP), O Celeiro - Grupo de Teatro da Vila de Pereira (ADCRP) e do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão e Associação Filarmónica 25 de setembro) e do Município de Montemor-o-Velho.