José Saramago lembrado em Tentúgal com concerto de música coral

Os 100 anos do nascimento do escritor José Saramago foram o momento escolhido para relembrar a ligação do Prémio Nobel da Literatura a Tentúgal e, em particular, a sua ligação ao órgão de tubos e “às meninas do Coro” da Imaculada Conceição de Tentúgal.

Na tarde de domingo, dia 20 de novembro, o coro feminino encantou o público presente na Igreja da Nossa Senhora do Carmo e fez recordar o dia em que José Saramago se tornou um dos principais mecenas responsáveis pela recuperação do órgão de tubos, ao doar cerca de cinco mil contos (cerca de 25 mil euros em moeda atual).

Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal, Sílvia Monteiro, à época responsável pelo coro, Ricardo Monteiro, presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, e José Craveiro foram alguns dos presentes que recordaram o gesto de generosidade do escritor e a sua importância para a preservação do património.

No momento, o autarca montemorense, com confiança no futuro, anunciou “o mapeamento da Cultura do Convento de Nossa Senhora do Carmo como investimento prioritário, fruto do trabalho do Município, da Junta e de José Craveiro”.
“Continuamos, em parceria, a promover a recuperação do património do concelho”, reiterou Emílio Torrão, no decorrer do momento de confraternização.