Manuel Maria Teixeira lança nono livro: "Estórias em Poesia"

Manuel Maria Teixeira apresentou, esta tarde, o seu 9º livro. "Estórias em Poesia" conta episódios "da terra, da Associação Cultural Recreativa e Desportiva (ACRD) do Bebedouro, da freguesia de Arazede, do concelho de Montemor-o-Velho e da atualidade". A ACRD do Bebedouro, segunda casa de Manuel Maria Teixeira, sócio fundador, foi o palco para uma tarde cultural. Perante várias dezenas de amigos, familiares e entidades, o "poeta do Bebedouro" lançou o nono livro de poesia e apresentou o vídeo (que, no final da década de 90, produziu em co-autoria com Horácio Marques) "Gândara terra de sobrevivência” e que retrata “a forma como se efetuavam os trabalhos agrícolas entre as décadas de 30 e 80 do século XX na região da Gândara". Emocionado, Manuel Maria Teixeira recordou como começou esta aventura: “foi o Fernando Ramos (que esta tarde apresentou o livro) que me iniciou na escrita quando a Amigos da Freguesia de Arazede (AFA) publicou a coletânea “Poetas de Arazede”. Já lá vão uns bons anos. Foi em 1993.” Desde então, a escrita faz parte da sua vida e já publicou "Pelos Caminhos de Arazede” (1996), "Brincar com Rimas e Prosas” (1998), "Estórias da Minha História” (1998), "Poesia e Animação” (2002), "(re)Viver a Poesia” (2004), "Cartilha Informativa Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Bebedouro” (2004) e "Um Rio de Poesia” (2007).
O presidente da Câmara Municipal, acompanhado do vice-presidente José Veríssimo e do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, fez questão de estar presente na iniciativa e confessou ser “uma honra estar retratado num dos seus poemas. O que mais me honra são os elogios de personalidades tão genuínas e simples quanto o meu amigo Manuel Maria Teixeira”, acrescentou. Emílio Torrão deixou ainda um desafio aos autores do vídeo: “lançar um projeto ainda maior para ensinar as nossas crianças como se fazia a faina do serrador, a obtenção de pez, a apanha de trochos, o desbaste dos pinhais, o lavrar e o gradar da terra, o retirar da água, a cultura do milho, a moagem, a sementeira, o plantar e apanhar das batatas, a vinha e o vinho, a extração da pedra e o trabalho do ferreiro”. “Estou disponível para patrocinar uma edição profissional, em dvd, deste excelente trabalho realizado por vós”, avançou o edil montemorense.
No final, houve ainda lugar a uma homenagem ao sócio número 2 da ACRD do Bebedouro - o senhor Libertino e a sua esposa Maria Licínia - pela dedicação ao rancho e à associação. A tarde terminou com a atuação do Rancho Folclórico Amores Perfeitos.