Sala cheia em Arazede na apresentação de novo livro de Manuel Maria dos Reis

Este sábado, dia 4 de fevereiro, a Academia Musical Arazedense (AMA) encheu-se de militares, ex-combatentes e suas famílias e entidades para a apresentação do livro "Arazede - Crónica de um Monumento, de Manuel Maria dos Reis.
Focando-se, em particular, no monumento de homenagem aos ex-combatentes, inaugurado a 11 de setembro de 2021 em Arazede, o mais recente livro de Major Reis pretende homenagear e escrever a história dos ex-combatentes da freguesia de Arazede que estiveram na I Grande Guerra Mundial e na Guerra do Ultramar.

Com palavras de elogio e de reconhecimento a Manuel Maria dos Reis, "que hoje, nesta importante sala de cultura do concelho, lança mais uma obra que vem marcar e reforçar a homenagem devida aos ex-combatentes", Nuno Gonçalves, chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, afirmou que "os poderes públicos reconhecem, de uma forma muito sentida, a importância dos ex-combatentes, os presentes e os ausentes, principalmente aqueles que faleceram em combate".
"A deslocação de combatentes para a guerra trouxe uma desestruturação nas famílias com impactos sociais e económicos muito graves. Porém, por outro lado, houve um ganho coletivo de coragem, de exemplo, de defesa da nossa Soberania e de amor à Pátria." Por isso, para Nuno Gonçalves, "temos a estrita obrigação de honrar os militares que deram esse exemplo e homenageá-los. A apresentação deste livro é mais uma forma de lembrar e honrar estas pessoas que deram tudo de si".

A cerimónia contou ainda com as intervenções de Paulo Costa, Presidente da Junta de Freguesia de Arazede, João Ribeiro, da AMA, do Coronel Fernando Crespo e do Major General Idílio Freire.