Montemor-o-Velho reforça combate às espécies invasoras aquáticas

Está a ser instalada uma estação fixa de desinfeção de embarcações no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, por forma a reforçar o combate às invasoras aquáticas. O equipamento foi dado a conhecer aos técnicos dos municípios integrados na CIM-RC, técnicos da APA, do ICNF e agentes do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR que, no dia 7 de março, participaram na sessão de esclarecimento sobre as espécies invasoras Ludwigia peploides e Ludwigia gandiflora.

Para o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, “esta estação de desinfeção, que é uma das poucas do país, é o exemplo de mais uma medida que visa preservar a fauna e a flora” do concelho e da região.
“O Centro Náutico é muito procurado por atletas nacionais e internacionais e, por isso, esta medida de biossegurança vai minimizar o aparecimento de novas invasoras ou que sejam levadas para outros locais", uma vez que o equipamento de limpeza vai permitir, por exemplo, desinfetar o casco das embarcações, explicou o edil montemorense.

A sessão de esclarecimento foi realizada no âmbito da candidatura “Erradicação e controlo de Ludwigia peploides e Ludwigia gandiflora em Montemor-o-Velho”, financiada pelo Fundo Ambiental, tendo contado com as intervenções de Jael Palhas e Sílvia Martins, investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Na ocasião, o vereador Décio Matias destacou a importância da “ligação do Ensino Superior à realidade e à prática, de modo a combater as invasoras aquáticas e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir o seu impacto no território”.

A iniciativa terminou com a visita ao Poço da Cal para a visualização das invasoras aquáticas, mas também para ver as medidas que têm vindo a ser feitas para a preservação do nenúfar amarelo.