Montemor-o-Velho celebrou 25 de abril

Em Montemor-o-Velho, as comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974 exaltaram os valores da Revolução dos Cravos, celebraram a Liberdade, recordaram os valores que Abril trouxe e recordaram que é vital continuar a proteger e valorizar a democracia todos os dias.

O programa do Dia da Liberdade começou com cultura, desporto, alegria, liberdade, intergeracionalidade e confraternização.
Cerca de 500 pessoas assistiram ao hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional interpretado por músicos das 4 Centenárias Filarmónicas do concelho, descobriram o concelho e celebraram a Liberdade com a IV Caminhada pela Liberdade, o Passeio Familiar em Bicicleta e o III Circuito das Freguesias em Bicicleta.
A largada de pombos dos Asas d'Ouro, os momentos de dança protagonizados pelo Grupo de Dança Dancequi, Afriklave Escola de Dança e pelo Estúdio de Dança Nadine Loureiro abrilhantaram ainda mais a manhã, que contou também com uma performance do Grupo de Ginástica Artística do Atlético Clube Montemorense.
Já no Centro Náutico, a animação continuou com o almoço convívio, passeios de barco, batismos a cavalo e passeios de charrete pelo Centro Equestre de Montemor-o-Velho, zumba com Anita Silva e muita dança com o dj David Silva.

Na Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, realizada no Salão Nobre dos Paços do Município, as intervenções dos representantes políticos dos partidos presentes na Assembleia e Câmara Municipais deram voz aos ideais da Revolução e mostraram a importância do poder local democrático.

Este ano, a saúde teve um lugar de destaque na cerimónia comemorativa. Para além de ser o tema da intervenção da convidada Adriana Rocha, delegada de saúde de Montemor-o-Velho, também Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho sublinhou a democratização da saúde e, mais particularmente, o Serviço Nacional de Saúde como "uma das mais bem conseguidas conquistas de Abril".

A democracia e a e-democracia, a inteligência artificial e os desafios que impõe à sociedade e à gestão entre emoção e razão, a resiliência e criatividade dos portugueses, a economia, a liberdade de expressão, mas também a necessidade de continuar Abril foram alguns dos temas que marcaram a sessão extraordinária.

Mostrando que o caminho "ainda se está a fazer" e com uma intervenção que pretendeu "desassossegar", Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, falou das mulheres, da Mulher do Estado Novo, das conquistas que alcançaram com o 25 de abril, mas também do muito que há a fazer nos nossos dias. Ao recordar que "as principais vítimas de violência e de crimes contra as pessoas são Mulheres Portuguesas nascidas e educadas depois da revolução dos cravos", o edil montemorense concluiu: o "Portugal novo nascido em Abril de 1974 (...) é um devir em permanente construção".

Também através da música se transmitiram, tal como na revolução, os ideais da Liberdade, com a voz de Adelaide Sofia, o piano de Rúben Almeida e os violinos de Andreia Monteiro e Mariana Marques a protagonizarem os momentos musicais da sessão solene do 25 de Abril.

Amanhã, dia 26, pelas 10h30, na EBI de Pereira, o legado de Abril continua a ser transmitido às gerações mais novas com a iniciativa a “Assembleia Municipal vai à Escola”.

No sábado, dia 29, às 21h30, a Associação Cultural Desportiva e Social da Ereira recebe a Associação Filarmónica União Verridense, para mais um concerto evocativo do 25 de Abril e, no dia 1 de maio, 2ª feira, às 16h30, o programa comemorativo, promovido pela Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, termina no Pavilhão do Clube Desportivo Carapinheirense com o concerto da Academia Musical Arazedense.