Encontro Concelhio de Folclore levou danças e cantares à Carapinheira

O Encontro Concelhio de Folclore de 2023 foi o pretexto para uma jornada de cultura, confraternização e de celebração de danças e cantares do concelho de Montemor-o-Velho. No dia 28 de maio, o Rancho Folclórico da Carapinheira foi o anfitrião de uma iniciativa que reuniu nove ranchos e grupos folclóricos de Montemor-o-Velho.

Presente no almoço de convívio que juntou entidades, autarcas de diversas freguesias do Concelho e cerca de 200 elementos dos grupos participantes nas instalações do Centro Social e Paroquial da Carapinheira, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, sublinhou: “A riqueza do nosso património imaterial continua bem vivo graças à dedicação de todos os folcloristas. É com particular alegria que celebramos juntos as nossas músicas, danças e cantares neste momento inesquecível de celebração cultural”.

As condições climatéricas ditaram a mudança do Encontro Concelhio de Folclore do Parque de Nossa Senhora das Dores para o salão do Clube Desportivo Carapinheirense, todavia a presença de muito público, que lotou o espaço, confirmou o sucesso da iniciativa.

Pelo palco passaram o Rancho Folclórico da Carapinheira, Rancho de Cantarinhas “Flores das Tricanas” de Abrunheira, Rancho Folclórico Amores Perfeitos do Bebedouro, Grupo Folclórico da ACDS da Ereira, Grupo Folclórico da ACDR das Meãs, Grupo Folclórico da Vila de Pereira, Rancho Folclórico Os Malmequeres de Reveles, Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão e Rancho Folclórico e Regional do Seixo.

O Encontro Concelhio de Folclore 2023 foi organizado pelo Rancho Folclórico da Carapinheira e contou com os apoios, entre outros, do Município de Montemor-o-Velho, Junta de Freguesia da Carapinheira, Centro Social Paroquial da Carapinheira, LACAM e Clube Desportivo Carapinheirense.

Fotografias gentilmente cedidas por Rancho Folclórico da Carapinheira