40º aniversário da AFMP com Sopas e Papinhas

A AFMP - Associação Fernão Mendes Pinto celebrou, no dia 28 de fevereiro, 40 anos de vida rodeada de muitos sócios, amigos, entidades, colaboradores e dirigentes da instituição, na ACDRS de Quinhendros.
A 2ª edição das “Sopas e Papinhas” reuniu cerca de 250 participantes e deu o mote à festa que marcou o arranque das comemorações das quatro décadas de vida da AFMP.
Antes do corte do bolo e dos “parabéns a você”, João Abrantes, um dos sócios fundadores, recordou que a instituição “foi precursora e fez um pouco a viragem da história de Montemor-o-Velho”. “Contribuímos para a emancipação feminina ao criar um infantário e uma creche. Assim, as mulheres já tinham um local onde deixar os filhos em vez de os levarem consigo para o campo, onde ficavam a dormir debaixo dos carros de bois, ou em vez de deixá-los fechados em casa”.
A AFMP “é uma instituição que é futuro e que tem futuro!”, reforçou.
Em dia de festa, o presidente da direção da AFMP, José Guerra, agradeceu a presença de todos e, apesar dos desafios e dificuldades, sublinhou: “Aproveito para deixar um agradecimento a todos os colaboradores. Sem o seu apoio não poderíamos fazer nada”.
De igual modo, o presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, deixou palavras de agradecimento à AFMP pelo trabalho que tem desenvolvido.
Ao “saudar a AFMP por mais um aniversário”, a vereadora Paula Rama, fez questão de elogiar o trabalho da direção e, dirigindo-se ao presidente da AFMP, sublinhou: “O trabalho pode ter dificuldades, mas há sempre muita gente que está disponível para as ajudar a ultrapassar. O José Guerra tem vindo a fazer um bom trabalho porque tem também uma equipa composta por bons técnicos e bons colaboradores”.
“A AFMP é uma família e eu tenho muito gosto em fazer parte dela”, reforçou.
 À semelhança do ano anterior, “Sopas e Papinhas” foi uma forma de abrir a comemoração do aniversário da AFMP a toda a população e mais uma iniciativa para angariar verbas para a instituição.
Ao enumerar as diversas entidades que ofereceram todos os ingredientes usados nas sopas, Dina Bandeira, coordenadora da iniciativa, explicou: “As sopas foram feitas pela nossa equipa da restauração da Cadeia Velha e a sopa de peixe, tal como em 2016, foi feita em parceria com o GIS (Grupo de Instrução de Sport) de Buarcos. Todos os doces e salgados foram oferecidos pelos colaboradores da instituição”.
A ementa teve à disposição as deliciosas sopas de peixe, da pedra, de legumes, de grão e canja, bem como pão, broa, azeitonas e o sempre saboroso arroz doce.
O momento de convívio ficou concluído com uma tarde carnavalesca animada pelo grupo Musical Band.