Câmara Municipal assinalou Dia Mundial da Proteção Civil

“Estamos a comemorar o Dia Mundial da Proteção Civil e decidimos dar enfoque à temática da prevenção do risco de cheia e de todo o trabalho que está a ser desenvolvido pela Autarquia e pelas diversas entidades”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, na sessão de abertura do seminário “Gestão de Cheias e Inundações”, presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, no dia 1 de março.

Ao referir que “a Proteção Civil foi uma das prioridades assumidas no início do mandato”, o autarca montemorense aproveitou a presença do Secretário de Estado para lhe dar conta “do trabalho pioneiro feito na área da Proteção Civil e cujas características inovadoras o colocam à frente do seu tempo”, bem como para mostrar, no terreno, as causas das medidas de limitação de carga nos pontões de acesso aos campos.

Na ocasião, Carlos Martins começou por referir: “O que estamos aqui a tratar é muito importante para os munícipes e [a temática das cheias] deve merecer a nossa maior atenção”.

O Secretário de Estado do Ambiente, aludindo ao projeto RISE (Remote Intelligent Sensor for Environment and Civil Protection) -uma ferramenta de monitorização dos caudais do Rio Mondego-, sublinhou: “O Município está a apostar, com um empenho muito grande, na área da Proteção Civil. Não é muito vulgar encontrar um foco e um investimento tão grandes nesta área e em particular nas áreas com risco de inundação”.

“Deixo palavras de incentivo para que este trabalho continue. Quando se sabe aonde se quer chegar o caminho fica mais fácil”, disse.

No momento, o governante mencionou a possibilidade do SVARH - Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos, da Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA), e o RISE partilharem informação, de modo a “melhorar e otimizar o modelo matemático”.

O sistema de planeamento e emergência para o risco de inundação e cheia, a gestão de recursos hídricos do Baixo Mondego - cheias e necessidades de verão, a gestão do sistema Aguieira / Raiva / Fronhas e as cheias em Coimbra, o sistema de vigilância e alerta de recursos hídricos (SVARH), o plano intermunicipal de adaptações às alterações climáticas CIM-RC e o plano de ação de adaptação às alterações climáticas nos setores dos recursos hídricos e agricultura no concelho de Montemor-o-Velho foram os temas que estiveram em análise, tendo-se realizado, no final, um período de debate.

Ao longo dia esteve também patente na Praça da República uma exposição de viaturas e meios dos agentes de Proteção Civil.