Folclore encanta na Carapinheira

No dia 20 de setembro, o Parque Nª Sr.ª das Dores, na Carapinheira, engalanou-se para receber o Festifolca’14 - Festival de Folclore da Carapinheira.

Antes das centenas de folcloristas subirem ao palco e mostrarem o melhor da cultura e da etnografia, o momento foi aproveitado para a já tradicional entrega de lembranças às entidades e grupos participantes.

No momento, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, acompanhado pela vereadora Paula Rama, e pelo presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, elogiou "a excelente e brilhante organização", bem como "o papel sempre presente e ativo de Vítor Travassos".

Também a veadora Paula Rama, natural da Carapinheira, fez questão de “desejar os maiores sucessos e deu os parabéns aos cozinheiros pela preparação do magnífico jantar”.

Por sua vez, presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, congratulou-se “pela realização da iniciativa” e enalteceu “o trabalho feito pelo Rancho Folclórico da Carapinheira na preservação da cultura e das memórias da freguesia”.

Na ocasião, Vítor Travassos, da formação anfitriã, ofereceu uma réplica da estátua de homenagem ao Homem dos Campos do Mondego às entidades, lembrando “todos aqueles que tiveram que deixar a sua terra para ir ganhar o pão”.

O dirigente agradeceu ainda “a todas as entidades que possibilitaram a realização da festa”.

Ao longo do serão, o Rancho Folclórico da Carapinheira, o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Almeirim), o Rancho Folclórico de Sermonde (Vila Nova de Gaia) e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca mostraram o melhor da etnografia.

O Festifolca’14 – Festival de Folclore da Carapinheira, organizado pelo Rancho Folclórico da Carapinheira, disponibilizou ainda uma quermesse, um bar e uma banca de doces que fez as delícias das centenas de convivas.