Montemor-o-Velho é "Autarquia Familiarmente Responsável" pelo segundo ano consecutivo

O Município de Montemor-o-Velho voltou a ser distinguido com a bandeira verde “Autarquia Familiarmente Responsável”, numa cerimónia que decorreu ontem, dia 6 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Recebido pelo segundo ano consecutivo, este título, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, premeia as Autarquias que se destacam pela adoção de políticas eficazes ao nível do apoio e ajuda às famílias, em vários domínios da intervenção municipal.

A atribuição de incentivos à natalidade, o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade económica, a disponibilização de transporte escolar gratuito, a atribuição de bolsas de estudo em função do mérito, a promoção do envelhecimento ativo ou a implementação do Programa 1ºdireito ao abrigo da Estratégia Local de Habitação, a fixação de uma taxa de IMI familiar, são apenas alguns dos exemplos de políticas municipais familiarmente responsáveis, implementadas pelo Município de Montemor-o-Velho, que justificaram esta distinção.

Recorde-se que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis avalia a forma como cada um dos municípios trata um total de 12 áreas como o apoio à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, a educação, a habitação, os transportes, a saúde ou a cultura e o desporto.