Executivo Municipal pede resposta efetiva para utentes da extensão de saúde de Meãs do Campo

Esta segunda-feira, dia 18 de dezembro, o Executivo Montemorense aprovou, por unanimidade, uma moção de protesto contra o encerramento da extensão de saúde de Meãs do Campo e a ausência efetiva de resposta ao nível dos cuidados de saúde, que se verifica também noutros polos de saúde do concelho.

A proposta foi apresentada pela Vereadora Diana Andrade, que deixou, assim, o seu “lamento, pesar, alerta e preocupação para com a comunidade”. “Aquando do encerramento temporário da extensão de saúde de Meãs do Campo foi garantido que (com a deslocalização do ficheiro dos utentes) existiria uma centralidade que acautelasse sempre uma resposta em permanência pelos serviços de saúde. No entanto, o que foi prometido à população não está a ser cumprido. Essa resposta efetiva não existe de facto, uma vez que as pessoas neste momento estão novamente sem médico de família e sem soluções”, sublinhou a vereadora Diana Andrade.

Do executivo municipal, acrescentou, há “total disponibilidade” para agilizar "uma resposta eficaz de verdadeiro serviço público a um dos principais pilares do Estado Social”.

Partilhando desta preocupação, o Presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, notou que “o mesmo se passa noutras extensões de saúde”, pelo que se “impõe o respeito pela população e o cumprimento da palavra dada anteriormente”.

Recorde-se que já em novembro de 2021, o executivo municipal tinha aprovado uma moção de recomendação ao ACES Baixo Mondego e à ARS Centro a apelar à reabertura das extensões de saúde encerradas temporariamente, dando uma resposta digna e adequada ao nível dos cuidados de saúde das populações abrangidas.