Montemor-o-Velho é um dos “Territórios da Longevidade” da Região Centro

Montemor-o-Velho foi distinguido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro como “Território da Longevidade”, um galardão entregue aos Municípios da Região Centro que oferecem melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e participativo.

Na cerimónia que decorreu esta terça-feira, dia 19 de dezembro, no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, foram distinguidos 25 Municípios, sendo que Montemor-o-Velho integra o lote restrito dos 5 concelhos da Região de Coimbra reconhecidos. Tendo marcado presença em representação da Autarquia e à margem da ocasião, Célia Craveiro, adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, expressou que esta distinção é “mais um reflexo do trabalho ativo, colaborativo e de proximidade” que o Município tem desenvolvido junto da população sénior, por via de “iniciativas e programas disruptivos e bem-sucedidos”.

De acordo com a CCDR Centro, esta distinção teve por base um trabalho de identificação que contou com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, para o desenvolvimento e aplicação da metodologia, que permitiu aferir o conjunto de 25 Municípios.

Nesse sentido, a análise baseou-se, por um lado, num conjunto multidimensional de indicadores de caracterização territorial, para medir o desempenho age-friendly dos territórios e, por outro, na incidência de iniciativas de envelhecimento ativo e saudável, a partir da análise à abrangência territorial, maturidade e capacidade de estabelecer redes e parcerias, no âmbito das candidaturas submetidas às cinco edições do Prémio Regional de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável.

Na cerimónia de atribuição deste prémio, foi ainda apresentado o Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, bem como as oportunidades de financiamento disponíveis para esta área de intervenção.