Carapinheira instala Comissão Social de Freguesia

No dia 14 de março, decorreu no salão nobre da Junta de Freguesia da Carapinheira a cerimónia de instalação Comissão Social de Freguesia, favorecendo, deste modo, uma resposta de proximidade no combate às situações de pobreza e de exclusão sociais.
Antes de apresentar as respostas sociais que a Câmara Municipal tem em curso e em desenvolvimento, a vereadora Alexandra Ferreira felicitou a Junta de Freguesia, as diversas entidades e pessoas envolvidas por “fazerem parte de uma entidade de âmbito local que pode dar uma maior celeridade na resposta social aos problemas concretos. Recordo ainda que as situações que venham a ser tratadas em sede de comissão devem ter a garantia de sigilo. Acredito também que as parcerias vão ser fundamentais para o bom desenvolvimento das políticas sociais locais”.
“Esta é a terceira comissão que existe no concelho. A comissão de Pereira está a funcionar desde novembro de 2014 e o balanço tem sido muito positivo. Deste modo, acredito, igualmente, que o balanço vai ser positivo em Arazede e, partir de hoje, na Carapinheira. Nesta freguesia, as pessoas são muito solidárias e quando se unem ao redor de uma causa são sempre bem-sucedidas”, concluiu.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, sublinhou: “A constituição da comissão é mais uma resposta social colocada ao serviço dos nossos munícipes, por isso, desejo que todos os assuntos que aqui venham a ser tratados possam ser agilizados de forma correta e em perfeita articulação com todos”.
“Juntos, vamos poder fazer a diferença e ajudar quem precisa”, asseverou.
A comissão da Carapinheira é constituída pela Junta de Freguesia da Carapinheira, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em parceria com o projeto “iMontemor 3G” (Programa CLDS 3G), GNR, Rede Local de Intervenção Social (RLIS), Centro Social e Paroquial da Carapinheira, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Cruz Vermelha Portuguesa – delegação da Carapinheira, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) – Baixo Mondego, Segurança Social, CDC – Clube Desportivo Carapinheirense e, como elementos da comunidade, o padre António Domingues e Dorzitas da Silva.
Recorda-se que as Comissões Sociais de Freguesia funcionam como uma plataforma de trabalho em parceria na definição e concretização de estratégias e metodologias que visam a erradicação e a atenuação da pobreza e exclusão sociais através da promoção do desenvolvimento social local.
A identificação de problemas sociais locais, a dinamização e articulação das parcerias, a elaboração das propostas e o encaminhamento para o respetivo CLAS - Comissão Local de Ação Social os problemas que excedam a capacidade dos recursos da freguesia são algumas das competências da Comissão Social de Freguesia.