Guias-intérpretes vestem papel de turistas e partem à descoberta da excelência do concelho de Montemor-o-Velho

Montemor-o-Velho vai ser o palco do VII Encontro de Guias, promovido pela Dtravel DMC Portugal em parceira com o Município. De 19 a 21 de janeiro, meia centena de guias-intérpretes vão explorar, desvendar segredos e sabores e conhecer a excelência do concelho de Montemor-o-Velho. Na sexta-feira, o encontro começou com a sessão de boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho e com uma representação teatral de Fernão Mendes Pinto, que deu a conhecer a 1ª edição da sua obra Peregrinação, impressa em 1614, que os guias tiveram o privilégio de apreciar de perto.

Recebendo os intervenientes deste encontro e seguro de que irão ter “uma estadia e uma experiência diferenciadora”, o Presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, salientou que o objetivo maior da iniciativa passa por “aprimorar a oferta turística do concelho”.

“O que desejamos da vossa parte é que, com honestidade, nos digam o que pensam sobre o que vos vamos mostrar para que possamos melhorar e explorar os nossos maravilhosos ativos turísticos”, expressou Emílio Torrão na ocasião, que contou com a presença dos/as vereadores/as Décio Matias, Diana Andrade, José Veríssimo e dirigentes municipais, também eles/as disponíveis para ouvir e contribuir para a afirmação turística do concelho.

No primeiro dia, o programa contou ainda com uma visita ao Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho e com uma viagem até Circa 1452 para um momento de convívio com D. Isabel de Urgel, com a reconstituição de uma Ceia Quatrocentista junto à capela de Santo António.

No sábado e domingo, os/as guias turísticos continuam a (re)descobrir o concelho com um programa que vai contar, a título de exemplo, com as visitas ao Castelo, à sua envolvente e à exposição Homens e Mulheres de Montemor-o-Velho. As plantações de morangos, na freguesia de Arazede, um percurso agrícola no Comboio Turístico à descoberta do Arroz Carolino do Baixo Mondego, diversas atividades no Parque Ribeirinho e no Centro Equestre, são outras das atividades programadas. Não faltarão ainda a ida ao Paul do Taipal e à observação de aves (Birdwatching), assim como as saborosas oficinas de “Confeição do Pastel de Tentúgal” e de arroz doce que vão levar os/as guias turísticos a meterem, literalmente, as mãos na massa e no arroz Carolino do Baixo Mondego.

Recorda-se que o Encontro de Guias Dtravel DMC Portugal já passou por Pombal, Figueira da Foz, Lousã, Condeixa-a-Nova, Covilhã, Tábua, Arganil e Oliveira do Hospital e tem como propósito dar a conhecer e promover territórios que não integram os circuitos de visitação mais massificados.