Cogestão de Áreas Protegidas destacada em sessão com alunos da EPDRBM

“As áreas protegidas começam em nós, somos todos agentes da conservação da natureza”. No Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, foi esta a mensagem-chave de uma ação de sensibilização sobre a Cogestão de Áreas Protegidas dedicada a cerca de 30 alunos da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM).

Com enfoque no Paul de Arzila, umas das 6 Áreas Protegidas da Região Centro e que abrange os concelhos de Montemor-o-Velho, Coimbra e Condeixa, a sessão incidiu sobre a importância do modelo de cogestão, em que diferentes entidades e a própria população, através de uma gestão de proximidade, dão o seu contributo em prol da valorização dos 53 parques, reservas, paisagens ou monumentos naturais que integram a Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Na iniciativa dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em colaboração com o Município de Montemor-o-Velho e a EPDRBM, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, expressou que o objetivo passou por “estimular o conhecimento e sensibilizar para a necessidade urgente de preservação do ambiente”, sendo que, completou, “o contexto escolar e a estreita colaboração entre entidades podem assumir um papel preponderante nesse sentido”.

Recorde-se que as áreas protegidas ocupam, no seu conjunto, 8% do território português e reúnem os valores mais representativos do património natural e paisagístico, constituindo as infraestruturas indispensáveis para a concretização dos propósitos da conservação da natureza.

A Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030, aprovada com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 55/2018, de 7 de maio, estabeleceu a adoção do modelo de cogestão como medida estruturante para a valorização da Rede Nacional de Áreas Protegidas.

Com cerca de 586 hectares, uma dessas áreas é o Paul de Arzila, cuja característica principal é a abundância de água, que dá origem a uma comunidade vegetal muito diversificada atraindo um grande número de espécies animais. Destacam-se algumas aves como os patos e vários tipos de garças, nomeadamente a garça-vermelha escolhida para símbolo da Reserva.