Pereira | Câmara Municipal cria condições para a instalação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar

No dia 5 de abril foi assinado, na Junta de Freguesia de Pereira, o protocolo de colaboração entre e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e a Administração Regional De Saúde (ARS) do Centro e que visa a instalação da Extensão de Saúde da Vila de Pereira do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho nas instalações daquela Junta de Freguesia.
Com muito público presente, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, Rui Almeida, visivelmente satisfeito, deixou palavras de agradecimento às entidades que têm trabalhado para que o projeto venha a ser uma realidade, ajudando, deste modo, a colmatar uma carência sentida na freguesia no ramo da saúde.
Assim, aludiu ao empenho da equipa da ARS, nomeadamente na pessoa de José Tereso, presidente da ARS, bem como fez referência a António Morais, diretor cessante do ACeS Baixo Mondego e a Maria Rosário Ramos, coordenadora da UCSP Montemor-o-Velho.
Rui Almeida fez também questão de deixar elogios ao Presidente da Câmara e à Câmara Municipal, técnicos e colaboradores, que “em tempo record fizeram os projetos que vão permitir adaptar o atual edifício da Junta numa extensão de saúde”, agradecendo, também, o apoio financeiro para a realização das obras necessárias.
“Obrigada por acreditar em nós, no nosso projeto, em Pereira e nos pereirenses”, reforçou.
No momento, José Tereso lembrou: “É uma obrigação nossa estabelecer parcerias com quem desenvolver projetos que possam servir melhor a população”.
Para o presidente da ARS Centro, “Hoje torna-se evidente que o utente está no centro de todos os serviços e para isso tem que haver uma relação de grande proximidade com os autarcas nos diversos níveis. Só estabelecendo parcerias poderemos ir ao encontro daquilo que são as obrigações do poder Central, Regional e Autárquico que é servir melhor as populações nas várias áreas”.
“Deixo aqui uma palavra de gratidão à Câmara Municipal, em nome do Ministério da Saúde, na sequência desta e de outras parcerias noutras áreas”, concluiu.
Antes da assinatura do protocolo de colaboração, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, foi terminante: “Estamos a fazer história em Pereira!”
“Esta é uma história com muitas histórias e a história é feita com factos. Eu, enquanto presidente da Câmara e da minha relação com Pereira, desde a primeira hora, em parceria com o presidente da Junta e com o dr. António Morais procurámos uma solução para aquela velha história de que tínhamos uma extensão de saúde sem condições para receber as pessoas. Andámos a estudar outros espaços e, de forma brilhante, o Rui Almeida propôs o espaço da junta de freguesia, tendo-se começado, de imediato, a desenvolver este projeto”.
O autarca montemorense foi mais longe e revelou: “Este é um projeto com vários meses de desenvolvimento e é importante que se diga que este edifício não vai ser preparado para ser uma Extensão de Saúde, mas para poder receber, no futuro, uma USF – Unidade de Saúde Familiar. Esta é a visão dos executivos da Junta e da Câmara, tendo a conivência e a cumplicidade da ARS do Centro. É um edifício preparado para o século XXI, para as novas modalidades de atendimento e de prestação de serviços de cuidados de saúde”.
“A Câmara Municipal vai custear as obras e, para isso, o edifício regressou à nossa posse de modo a que possamos realizar as intervenções necessárias. Isto são factos, já não são histórias. A partir de hoje vamos poder dar início ao processo que vai permitir realizar as obras de beneficiação e adaptação necessárias. As obras vão-se fazer e isso é um facto”, asseverou, com orgulho.
As obras de arquitetura, as redes de drenagem de águas residuais, a rede de distribuição de águas e respetivos equipamentos, a instalação de cablagem, tomadas e calhas técnicas de redes de comunicação e elétrica, incluindo adaptação da iluminação existente à nova distribuição dos espaços, a pré-instalação das redes de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), com exceção dos equipamentos mecânicos e/ou eletromecânicos, e a elaboração do projeto são algumas das intervenções a efetuar pela Câmara Municipal.
A reinstalação dos equipamentos médicos e equipamento geral existente mecânicos e/ou eletromecânicos, a instalação dos restantes equipamentos das redes de comunicação, incluindo a reinstalação do bastidor de rede existente na atual extensão e a instalação, quando oportuna, do equipamento mecânicos e/ou eletromecânicos do sistema de AVAC, ficam sob a responsabilidade da ARS do Centro.