Simulacro testa segurança do Centro Social e Cultural da Bunhosa

No dia 12 de junho, decorreu nas instalações do Centro Social e Cultural da Bunhosa (CSCB), na freguesia de Arazede, um simulacro que testou  as medidas de autoproteção do referido centro, pondo à prova a capacidade de resposta de utentes e funcionários da instituição, bem como de agentes e entidades que integram o sistema de proteção civil.

O simulacro começou pelas 14h30 com o alerta para um suposto incêndio originado por uma explosão na cozinha do CSCB, que provocou uma vítima com ferimentos ligeiros e intoxicação por inalação de fumo, levando à pronta evacuação dos restantes 18 ocupantes do edifício e à rápida chegada ao local dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho.

Testemunha do sucesso da operação, o vereador da Proteção Civil Municipal Décio Matias, destacou que “este tipo de ações são determinantes para o treino dos operacionais e dos ocupantes dos edifícios perante uma situação crítica de emergência.”

Décio Matias agradeceu ainda “a disponibilidade e o profissionalismo de todas as entidades e pessoas envolvidas” no simulacro e enalteceu “o cuidado e o sentido de responsabilidade do Centro Social em zelar pela segurança dos seus utentes”.

Em resposta à ocorrência, no total foram mobilizados 7 elementos pertencentes ao Corpo dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e da Guarda Nacional Republicana de Montemor-o-Velho, apoiados por duas viaturas. No local esteve também o Serviço Municipal de Proteção Civil que assegurou, a direção e observação do exercício de simulacro e a coordenação entre as diferentes entidades intervenientes.