XXIII Festival de Folclore de Santo Varão celebrou a tradição e a etnografia

Sob o mote “Arreda, arreda!”, o XXIII Festival de Folclore de Santo Varão, organizado pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, voltou a evocar as memórias e, este ano, no dia 6 de julho, deu um particular destaque à criação de cavalos, do gado bravo e a sua ligação à comunidade.

As ganadarias, a presença dos touros de lide no campo, a advertência “arreda, arreda!” para avisar que algum animal andava pelas ruas à solta e muitas outras histórias foram recordadas num dia que começou com a oficina “A Dançar é que nos entendemos. Coisas de folcloristas!” e que contou, entre outros, com o jantar convívio e com o festival de folclore.

Na sessão de receção às entidades convidadas e de boas-vindas aos grupos participantes, José Veríssimo, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na companhia de João Girão, presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, destacou as boas relações institucionais entre o Centro Beira Mondego e a sua secção de folclore, e reiterou: “Desejo que continuem a desenvolver um trabalho notável e que as jovens coordenadoras Inês Freire e a Maria Maia tragam ainda mais dinamismo, contribuindo para manter viva a memória coletiva através do folclore e da etnografia”.

À semelhança das anteriores edições, o XXIII Festival de Folclore de Santo Varão começou com uma representação alusiva ao tema e contou com as atuações da formação anfitriã (Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão), do Rancho Folclórico Rosas do Lena (Batalha), do Grupo Folclórico de Pedralva - Região Bairradinha (Anadia) e do Rancho Típico da Amorosa (Matosinhos).

Fique a saber mais sobre o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão em https://www.facebook.com/profile.php?id=100063809490406

Fotografias gentilmente cedidas pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão