Praia do Esteiro da Ereira com Bandeiras Azul e Ouro

Já estão hasteadas as Bandeiras Azul e Qualidade de Ouro na praia fluvial do Esteiro da Ereira!

A cerimónia do hastear da Bandeira Azul e da Bandeira Qualidade de Ouro decorreu este sábado, dia 20 de julho, na Praia do Esteiro da Ereira.

A atribuição destes galardões é sinónimo da excelência e da qualidade balnear do Esteiro da Ereira, que é, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, "um dos tesouros do concelho de Montemor-o-Velho". "É o reconhecimento do compromisso e do trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia da Ereira, com o apoio do Município de Montemor-o-Velho, e também do empenho e dedicação dos Ereirenses na valorização do Esteiro da Ereira, um dos cartões de visita do concelho".
"A Ereira catapultou a sua importância no concelho e na região com este projeto, que hoje é reconhecido por todos e que atrai cada vez mais pessoas. Estão de parabéns todos os Ereirenses que dedicam aqui muito do seu tempo, o Vasco (Martins) e o seu executivo, bem como os colaboradores da Autarquia, que hoje estão ainda mais orgulhosos desta nossa praia", concluiu o edil montemorense.

Também Vasco Martins, presidente da Junta de Freguesia da Ereira, destacou a importância do trabalho realizado ao longo dos anos "para que este dia se tornasse uma realidade" e garantiu que a praia do Esteiro da Ereira vai continuar a evoluir. Projetos não faltam, desde uma pista de BTT, a um campo de voleibol em permanência, sem esquecer um novo galardão: o de praia acessível a todos.

Em 2024, o Esteiro da Ereira integra, pelo segundo ano consecutivo, o restrito lote de 398 praias, 19 marinas e 23 embarcações ecoturísticas, distribuídas por 103 Municípios, distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com a Bandeira Azul. A praia fluvial do concelho de Montemor-o-Velho conquistou também, pela primeira vez, o símbolo “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus.

Situado na pitoresca freguesia da Ereira, para além da zona para banhos, o Esteiro da Ereira conta com campos para prática desportiva, nomeadamente de voleibol de praia, e com uma área de lazer, com mesas, bancos e churrasqueiras comunitárias.
Na sua envolvente, o Esteiro da Ereira beneficia ainda com o arranjo urbanístico promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, junto àquela entrada da freguesia, que veio conferir maior segurança e comodidade ao espaço.