Município de Montemor-o-Velho vai avançar com recuperação dos Paços do Concelho

Com mais de 130 anos de história, o edifício dos Paços do Concelho de Montemor-o-Velho "mantém-se praticamente inalterado", sendo, por isso, "imperioso intervir" e capacitá-lo com "melhores condições ao nível do Salão Nobre, das instalações sanitárias e das acessibilidades".
Na manhã do dia 22 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho assinou o auto de consignação desta importante empreitada, que representa "uma mudança profunda que vai trazer maior dignidade a este espaço de relevo e importância municipal. É uma obra que vai ficar para a posteridade", destacou Emílio Torrão.

A recuperação do Salão Nobre visa dar resposta às necessidades atuais do espaço, dotando-o de modernidade mas preservando os aspetos identitários. A intervenção prevê a substituição do pavimento, da caixilharia em madeira, a remodelação de infraestruturas elétricas e técnicas, a criação de um sistema de painéis, bem como a manutenção e recuperação das portadas, aros e ombreiras em madeira.
Para além da reabilitação das instalações sanitárias existentes no meio piso, que permitirá ampliar e criar novos sanitários, também o hall que dá acesso ao Salão Nobre e a caixa de escadas principal do edifício serão intervencionadas.

Com um prazo de execução de 90 dias, esta empreitada tem um custo total de 231.858,01€ e foi adjudicada à Soudias - Carpintaria e Serralharia, Lda.

Com duas fases distintas, o projeto da recuperação do edifício dos Paços do Concelho prevê ainda a melhoria das acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada, estando contemplada a criação de um novo módulo para instalações sanitárias acessíveis e a instalação de um elevador. Esta fase está em concurso público.