Masterclass de Sopros e Percussão invadiu Praça da República

Em Montemor-o-Velho, a noite de 15 de abril foi memorável. O concerto de encerramento da Masterclass de Sopros e Percussão – Páscoa 2017, realizado na Praça da República, mostrou o trabalho que cerca de uma centenas de jovens músicos desenvolveram ao longo de uma semana.
Ao agradecer a colaboração das entidades parceiras, Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal, aproveitou para lembrar que a masterclass foi uma ideia da Câmara Municipal, reconheceu a intervenção dos envolvidos nas duas edições e garantiu: “Esta é uma iniciativa que é para repetir”.
“Foram seis dias em que os nossos jovens músicos puderam abordar novos métodos nas suas áreas musicais, por isso acredito que vamos ter grandes músicos no futuro e é esse o nosso interesse enquanto Câmara Municipal”, destacou o autarca montemorense.
“Mais uma vez, constatamos que nossos jovens músicos são muito bons. Muito obrigado pela vossa disponibilidade para música e para cultura”, concluiu.
De igual modo, o maestro Duarte Garcia, que teve a seu cargo a coordenação pedagógica da masterclass de 2017, deixou elogios a todos os que participaram na iniciativa, tendo deixado uma palavra especial para os jovens que “foram excecionais”.
Com idades compreendidas entre os 9 e 32 anos, a iniciativa, que realizou pelo segundo ano consecutivo, foi direcionada aos instrumentistas da Academia Musical Arazedense, da Associação Cultural e Recreativa de Carapinheira, da Associação Filarmónica União Verridense, da Associação Filarmónica 25 de Setembro e da Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira
A postura corporal, os hábitos de limpeza e conservação dos instrumentos, a leitura musical ou a projeção sonora foram alguns dos tópicos abordados na Masterclass de Sopros e Percussão | Páscoa 2017 e cuja realização visou, sobretudo, o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e a promoção da interação e do convívio entre os participantes dos vários agrupamentos.
O serão musical começou com as apresentações individuais das classes de flauta, oboé, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, bombardino e percussão, tendo terminado com uma atuação conjunta, em formação de orquestra dirigida por Duarte Garcia.
Depois do Adeus (Alusivo ao 25 de Abril), com arranjo de Afonso Alves, e “Montemor-o-Velho Fado”, com letra e música de J. S. Pleno, acompanhado com a inconfundível voz de Sara Travassos foram os temas de encerramento do concerto e que encantaram a muito público presente.
A Masterclass de Sopros e Percussão | Páscoa 2017 foi promovida pela Câmara Municipal, não teve custos para os jovens músicos, tendo sido assegurado o transporte e a alimentação.