Pedras e Pensamentos, exposição no Quarteirão das Artes

Amanhã, dia 14 de agosto, quarta-feira, das 18h às 20h, no Quarteirão das Artes, em Montemor-o-Velho, vai estar patente a exposição Pedras e Pensamentos, da autoria de Pablo Hannon, sendo o resultado de uma residência artística que decorreu durante um mês, entre julho e agosto.

A iniciativa, resultado de um processo de análise e reflexão, procurou refletir sobre o processo criativo, bem como melhorar a prática artística, criando, assim, um melhor equilíbrio e um fluxo que estabilize a energia da arte, do design, do ativismo e da educação.

Recorda-se que o autor, professor na Kunstacademie Maastricht, e Maria Calem Louro, do Projecto BUH! - Associação Cultural, organizaram, em janeiro, uma semana de residências artísticas para cerca de meia centena de estudantes daquela universidade dos Países Baixos, tendo resultado no festival de arte Pedra, Papel e Tesoura.

Por sua vez, o festival deu origem à residência ‘Movimentos da Cabeça Coração’ - Movement the Heart Shaped Head, na qual de cerca de 20 alunos da pós-graduação em belas artes do Dirty Art Department do Sandberg Institute (Amsterdão) passaram a segunda quinzena de março a viver e a acampar no Quarteirão das Artes, onde realizaram vários projetos performativos e instalações.

Pablo Hannon (Santiago Chile, 1973) é curador-fundador da The School in Hasselt, coordenador do departamento de artes plásticas da Art Academy Maastricht e fundador-designer de Books and an Opera.

No final da exposição, realiza-se um convívio ao pôr do sol, a partir das 20h, esplanada do projecto BUH, no Alcáçova bar.